2 opções de uso das notas do Enem de anos anteriores

mulher checando notas anteriores enem

O mais importante exame entre os principais vestibulares do país é o Enem. Já faz alguns anos que deixou de ser apenas uma avaliação do ensino médio no país. Hoje, é uma das principais formas de conseguir uma vaga em uma graduação –– que concede o tão sonhado diploma e outras vantagens a seu currículo.

Neste artigo, conversaremos sobre quais são as situações em que é possível usar as notas anteriores do Enem ou o resultado atual, se você fez o exame recentemente. Confira!

Quando é preciso realizar o Enem?

Exame Nacional do Ensino Médio agrupa as matérias em 4 áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além das questões objetivas, em que há quatro opções de resposta, é preciso escrever uma redação sobre o tema proposto, ligado as atualidades do Brasil

O Enem, anteriormente considerado apenas um método para avaliar a qualidade do ensino médio, é atualmente o maior vestibular do Brasil. Devido à sua importância no futuro dos vestibulandos, muitos alunos ficam em dúvida se a nota desse exame tem prazo de validade.

Ou seja, se é preciso prestar o Enem todo ano ou se é possível usar o resultado obtido em provas de anos anteriores.

A resposta para essa questão é: depende. Existem algumas situações em que o aluno pode usar a nota de edições passadas, optando pela maior pontuação obtida, e outras em que é exigido que ele tenha feito a última edição da prova.

A avaliação costuma acontecer em outubro ou novembro, sendo que o resultado é divulgado em janeiro do ano seguinte. Na prática, o candidato usa a nota do Enem do ano anterior.

Quem vai se inscrever em uma faculdade em 2022, por exemplo, normalmente usa a nota do exame de 2021. Isso porque a prova é feita no final de um ano, mas os resultados são divulgados somente no outro.

Durante esse tempo de espera, é comum que os estudantes participem de mais processos seletivos para aumentar as chances de conquistar uma vaga no curso desejado.

De qualquer maneira, tudo vai depender do que cada instituição de ensino define como regra. Algumas não permitem que os resultados de edições passadas sejam aproveitados, enquanto outras determinam um limite para que isso aconteça — por exemplo, aceitar apenas a nota dos últimos 3 anos.

Em alguns casos, não há discussão. Alguns programas governamentais, é preciso usar a nota do Enem da edição mais recente. Além disso, certas faculdades, principalmente públicas, também só aceitam a última pontuação do exame como complemento do vestibular tradicional.

Os alunos que realizaram o Enem a partir de 2010 podem usar as notas dos exames passados para se inscrever em outras situações. Mais adiante, falamos melhor sobre elas!

Em quais situações é possível usar as notas anteriores do Enem?

Conheça dois cenários nos quais é possível usar o seu desempenho no exame como vantagem para ingressar no ensino superior.

Ingresso direto nas faculdades públicas

O Sisu, ou Sistema de Seleção Unificada, é uma plataforma digital criada pelo Ministério da Educação brasileiro. Em todos os semestres (duas vezes por ano), o Sisu abre diversas vagas em instituições públicas. Para tanto, usa-se a nota do Enem para classificar os candidatos, substituindo o vestibular tradicional.

Esse programa é exclusivo para os alunos participantes da última edição do Enem que não obtiveram nota zero na redação. Na inscrição, o candidato tem direito a escolher duas opções de cursos e também precisa definir a modalidade de concorrência, visto que existe a opção de concorrer na modalidade de cotas ou ampla concorrência.

Mas sabemos que a alta concorrência pode ser um obstáculo para a aprovação, certo? Por isso, existem outros métodos de ingressar na faculdade, para mais gente ter chances.

Ingresso direto em faculdades privadas

Diversas faculdades da rede privada abandonaram os vestibulares tradicionais e adotaram o Enem como seleção. Dessa forma, o aluno que tem um bom desempenho no exame nacional conseguirá entrar na graduação usando o seu desempenho.

Geralmente, nessa forma de ingresso as faculdades privadas aceitam notas de edições passadas nos últimos 3 anos. A nota mínima varia entre os cursos e as instituições. O interessante é que, em algumas delas, as maiores notas do Enem são candidatas a bolsas, descontos e outros bônus interessantes.

Posso entrar na faculdade sem a nota do Enem?

Sim, fazer o Enem não é obrigatório se você não vai participar de um programa que apresenta essa exigência. Apesar de milhões de brasileiros se inscreverem todos os anos para realizar o exame, essa não é a única maneira de conseguir a aprovação para começar um curso superior.

A maioria das instituições de ensino mantém seus vestibulares tradicionais, mesmo que aceitem a nota do Enem como forma de ingresso. Essa pode ser mais uma chance de tirar uma boa nota e conquistar sua vaga.

Além disso, vale aproveitar as facilidades oferecidas pelas faculdades, como fazer o vestibular online ou agendado. Como o Enem é um processo nacional, não existe muita flexibilidade para os participantes. Todos esses detalhes devem ser analisados no momento certo para não perder nenhuma oportunidade!

Quais são as vantagens de entrar na faculdade pelo vestibular?

Como falamos, ter outras opções de vestibular é um sinal de praticidade para o aluno. Por exemplo, quem participar de várias provas costuma ter dificuldade de organizar a agenda, já que as datas podem coincidir. Logo, poder agendar a avaliação é uma ótima saída, assim como fazer a prova online.

Outra vantagem é que os vestibulares geralmente acontecem mais de uma vez ao ano, ao contrário do Enem que é anual. Cada edição é uma nova possibilidade de ter um resultado ainda melhor, se o anterior não foi suficiente para entrar na faculdade desejada.

Para completar, alguns benefícios das instituições particulares são concedidos somente para os vestibulandos. Aqui na Unopar, é possível concorrer à bolsa desconto na mensalidade no ato da inscrição do vestibular. Conferir todas essas informações com antecedência é uma missão muito importante!

Como pagar menos na mensalidade da faculdade?

A decisão de entrar em uma faculdade particular envolve muitos benefícios, principalmente se você escolhe uma instituição reconhecida no mercado e que oferece diferenciais para sua formação.

Porém, é claro que a questão financeira também precisa ser avaliada. Pagar as mensalidades se torna um compromisso até o final da graduação, sendo esse um fator importante para a maioria dos alunos. Muitas vezes, conseguir um desconto é o que permite a realização do sonho de ter um diploma do ensino superior.

Além dos programas do governo, vale a pena procurar faculdades que tenham as suas próprias iniciativas para ajudar os estudantes. Alguns exemplos dos benefícios oferecidos pela Unopar são:

  • Bolsa Primeiro Semestre –– com redução nos primeiros seis meses do curso;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares –– com descontos que se estendem para cônjuges e filhos de até 24 anos;
  • Bolsa Incentivo –– destinada aos alunos que atendem aos critérios de dificuldade financeira;
  • Convênio Empresa –– para funcionários de empresas conveniadas, incluindo seus dependentes.

Sabia que ainda a chance de pagar menos ao indicar um amigo para fazer a mesma faculdade que você? Com o Amigo Vale-Prêmio, quem indica um novo estudante ganha desconto quando o amigo faz sua matrícula. Explorar todas as opções que estiverem ao seu alcance é a melhor dica para encontrar uma saída e lidar com as despesas de uma faculdade particular.

Não desista dos seus objetivos!

Agora você já sabe que existem várias oportunidades para iniciar sua vida universitária e começar a construir uma carreira na área escolhida. Usando as notas anteriores do Enem ou não, aproveite cada tentativa e dê o seu melhor!

Agora, complemente sua leitura e descubra qual é a importância da educação na formação do indivíduo. Você não vai se arrepender!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 67

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content