Educação e tecnologia: qual a relação entre elas?

Desconto nota do Enem

A educação vem se transformando significativamente ao longo dos últimos anos. Uma das principais mudanças diz respeito à transição de uma metodologia mais passiva e inerte para outra totalmente ativa e que coloca o estudante como centro do processo de aprendizagem. Além disso, existe outra relação que merece destaque nesse novo cenário: educação e tecnologia.

Não faz pouco tempo que a tecnologia começou a ser implementada no ensino. Porém, foi só nos últimos períodos que isso se intensificou, transformando os recursos tecnológicos na nova base para um aprendizado interativo e mais desafiador. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e aproveite!

Qual é a relação entre tecnologia e educação?

A tecnologia proporciona uma série de ferramentas importantes para potencializar a educação. Durante a pandemia, por exemplo, sem os recursos tecnológicos aplicados a esse segmento, os alunos não poderiam ter continuado estudando no lockdown.

Felizmente, a tecnologia foi rapidamente adaptada para essa esfera e proporcionou ganhos importantes. Isso tudo por meio de uma série de ferramentas que se fazem úteis até hoje em vários contextos educacionais. Veja a seguir!

Ambientes virtuais imersivos

Muitas escolas e instituições de ensino superior vêm adaptando suas metodologias para comportar ambientes virtuais que sejam mais imersivos. É o caso, por exemplo, do uso de realidade virtual em sala de aula para aproximar o estudante do conteúdo abordado. Isso é particularmente útil para o estudo geográfico, das ciências e até mesmo da matemática.

Ferramentas de comunicação

As ferramentas de comunicação também levam diversos benefícios para os ambientes de educação. Elas permitem maior interação entre os estudantes, com os professores e também a possibilidade de reforço do conteúdo por aplicativos como o próprio WhatsApp e o Telegram.

Plataformas

Outra solução interessantíssima proporcionada pela tecnologia é a criação de ambientes virtuais de aprendizagem interativos — com fóruns, games ou download de materiais complementares. Desse modo, o estudante pode continuar aprendendo, mesmo fora das aulas.

Qual é a importância da tecnologia no ensino superior?

No caso do ensino superior, especificamente, a tecnologia tem um papel ainda maior, potencializando as capacidades e as habilidades dos estudantes e preparando cada um deles para atuar de forma mais ativa no ambiente de trabalho. Veja só!

Criatividade

Um estudante habituado a interagir com tecnologia desde o seu processo de formação chega ao mercado de trabalho com uma capacidade muito maior de criar a partir de soluções já vistas. Portanto, a tecnologia gera criatividade e ferramentas para tornar esses insights viáveis de serem implementados.

Além disso, o contato virtual com conteúdos, materiais e criações disponibilizadas na internet ampliam muito mais a percepção do estudante sobre as possibilidades dentro da sua profissão e em áreas complementares. Em resumo, ele chega no mercado de trabalho com ideias mais inovadoras e disruptivas.

Produtividade

A tecnologia também tem um grande potencial de aumentar a produtividade das pessoas, desde que seja usada de forma inteligente. Desde gerenciadores de tempo até soluções integradas e a sincronização de informações ajudam o estudante a poupar tempo e esforços.

Tour pela prova do Enem

Com isso, ele consegue organizar melhor os intervalos de estudo, programar os seus trabalhos e até mesmo utilizar os conteúdos disponíveis de forma mais ágil. O resultado é uma rotina otimizada e a capacidade de fazer muito mais em menos tempo.

Desenvolvimento

Um estudante interessado e curioso também consegue usar a tecnologia como forma de desenvolvimento contínuo, indo bem além do que é ofertado em sala de aula. Isso se deve tanto à aplicação de pesquisas complementares ao conteúdo quanto aos recursos disponíveis para aprofundar o conhecimento, como acontece com os apps e afins.

Além disso, o estudante que tem um Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo imersivos e interativos conta com muito mais chances de fixar o conteúdo e internalizá-lo melhor. Sendo assim, a tecnologia não é apenas uma ferramenta de agilidade, mas de desenvolvimento.

Como esses fatores impactam o futuro do mercado de trabalho?

Não é difícil prever que o uso de tecnologia durante o período de formação dos estudantes prepara essas pessoas para serem profissionais mais conectados, engajados, criativos e produtivos. Com as ferramentas certas em mãos, eles podem aproveitar o melhor da tecnologia por meio de rotinas organizadas e recursos confiáveis.

Portanto, isso vai resultar em um mercado mais ágil, em profissionais eficientes e também em uma espécie de cultura de desenvolvimento contínuo. Com a tecnologia na palma da mão, os estudantes que usam essa ferramenta hoje continuarão se valendo dela para produzir resultados satisfatórios no futuro.

Por que o EAD ganha destaque diante desse cenário?

O ensino a distância é o exemplo mais palpável que temos da aplicação da tecnologia no ensino superior. É ele quem possibilita que uma pessoa aprenda o que quiser, de onde estiver e de uma maneira econômica, ou seja, com acessibilidade para todos os públicos.

Isso é particularmente importante para aquelas pessoas que já estão no mercado de trabalho e precisam adaptar os estudos a uma rotina corrida. Nesses casos, o estudante tem a opção de estudar quando quiser, do conforto de casa ou no trânsito para o trabalho.

Além de tudo isso, o EAD tem ganhado cada vez mais forças graças à incorporação de novas tecnologias, como trilhas de saberes, conteúdos interativos, quizzes e diversos outros tipos de games que tornam o aprendizado mais divertido. Isso tudo sem falar na facilidade em acessar as aulas gravadas e baixar o material disponível.

Como você viu, a tecnologia não é um recuso importante apenas para o lazer e a diversão. Quando aliada à educação, ela promove benefícios e avanços importantes, que vão impactar não só o mercado atual como as futuras gerações de profissionais. Por isso, é crucial escolher uma instituição de ensino que entregue excelência nesse sentido.

Mude seu futuro: faça EAD na Unopar!

A Unopar é uma instituição com anos de experiência nesse mercado e domina os principais desafios relacionados ao ensino a distância e à relação entre educação e tecnologia. Por isso, sabemos quais são os pontos mais importantes na sua formação e como podemos gerar ainda mais valor a partir deles.

Quer dar o próximo passo rumo à sua formação superior? Inscreva-se no vestibular online da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados