O que é a metodologia ativa e como usar a seu favor?

estudante conferindo metodologia ativa

Desconto nota do Enem

A tecnologia na educação vem progredindo cada vez mais e provocando mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Isso ocorre devido às alterações do mercado de trabalho e, por consequência, no perfil do aluno, que também vêm sofrendo transformações ao longo dos anos em decorrência da transformação digital. E, para se adequar a tudo isso, eis que surge a metodologia ativa.

A ideia desse conceito é propor um novo ambiente e formas diferentes de interações para que o aluno não seja apenas um ouvinte de seus professores, tornando-o responsável e protagonista da sua própria aprendizagem.

Aqui neste post, vamos explicar:

O que é a metodologia ativa?

Metodologia ativa nos estudos é um novo processo educacional que estimula o aluno a ter uma postura ativa e responsável diante da sua aprendizagem. Esse método contraria o ensino tradicional em que o professor é detentor do conhecimento e repassa o conteúdo em sala de aula por meio de apresentações orais e livros didáticos.

A ideia é fazer o aluno participar mais de seus estudos, saindo daquela aula expositiva e partindo para algo mais interativo, estimulando uma sala de aula inovadora. Ao utilizar métodos que incentivem a interação do aluno com o professor, entre os colegas e por meio de materiais e recursos pedagógicos, ele desenvolve a autonomia do seu processo de aprender e tem uma aprendizagem mais significativa e contínua.

Quais são os principais benefícios?

Ao utilizar metodologias ativas, o educador entra como facilitador no incentivo às discussões, às pesquisas e à troca de aprendizagem, seja dentro, seja fora da sala de aula. Isso torna o processo mais interessante e aumenta a concentração nos estudos já que o aluno é estimulado pela autonomia, se tornando focado e participativo.

A seguir, entenda melhor o que você ganha ao estudar com metodologias ativas!

Desenvolve o protagonismo

Quando falamos de tornar o aluno protagonista do próprio aprendizado significa desenvolver competências que o tornem autônomo da construção do seu conhecimento. Ou seja, o que antes era atribuído a um professor em sala de aula, agora os próprios alunos são incentivados a ter autoridade perante os seus estudos, tornando-os mais competentes. Então, permite que você continue aprendendo por toda a vida, porque aprende como se dá o processo de construção da sua aprendizagem.

Estimula a criatividade

A metodologia ativa também permite aos alunos expandirem suas ideias, estimulando o processo de inovação e criatividade. Com isso, você se sente livre para descobrir novos conceitos e recursos, conquistando a liberdade do seu conhecimento e podendo expressar seu ponto de vista sobre os assuntos estudados.

Dessa maneira, pode estudar sozinho ou com grupo de estudos e buscar fontes variadas para aperfeiçoar seu conhecimento e suas habilidades.

Aperfeiçoa o raciocínio lógico

O raciocínio lógico é uma competência fundamental, não apenas para o seu desempenho como aluno, mas também para o mercado de trabalho. Ele diz respeito ao processo que se dá na estruturação de um pensamento lógico até a resolução de um problema.

Neste sentido, a discussão em sala de aula e os estudos de caso, por exemplo, são exemplos de metodologias ativas que colaboram no desenvolvimento dessa competência devido à troca de experiência e ao estímulo à consciência sobre o assunto proposto.

Tour pela prova do Enem

Qual é a relação da metodologia ativa com o EAD?

Você sabe o que a metodologia ativa e o EAD têm em comum? Ambos estimulam um ensino interativo, de modo que o aluno seja responsável por sua aprendizagem. Inclusive, o ensino a distância sempre teve relação com a aprendizagem ativa, mesmo quando ainda não havia internet e as aulas eram via correspondência.

Na prática, no EAD, o aluno é estimulado a interagir com os temas da sua trilha de aprendizagem e a discutir sobre os assuntos nos Fórum da sala de aula. Essa é uma metodologia de estudo chamada de sala de aula invertida, em que o aluno estuda e usa o ambiente para dúvidas, debates e atividades interativas.

Além do mais, o ensino híbrido, outra característica da aprendizagem ativa, acontece em cursos semipresenciais por meio da integração entre o espaço físico e o ensino online.

O que o aluno pode fazer para usá-la ao seu favor?

O alvo principal dessa metodologia de estudo é o desenvolvimento do aluno. Segundo a teoria do psiquiatra William Glasser, a porcentagem de aprendizagem do aluno é de apenas 10% lendo e 20% escrevendo, nomeados de metodologia passiva. Sendo assim, a metodologia ativa vem se mostrando muito eficiente por conta do seu estilo mais interativo, demonstrando na mesma teoria que o aluno tem 70% de aproveitamento ao discutir algum assunto, 80% praticando e 95% ensinando.

Aqui na Unopar, sempre estimulamos nossos alunos por meio das metodologias ativas utilizadas em nossos ambientes de aula e no processo de ensino-aprendizagem. Afinal, o que você pode fazer para utilizar esses recursos a seu favor? Listamos 3 dicas práticas e essenciais. Veja só!

Investir em recursos online

Investir em recursos onlines é sempre uma ótima ideia para começar. Para isso, você pode buscar livros online e usar aplicativos que auxiliam no estudo. Por exemplo, ler materiais complementares da sua grade curricular, conhecer o ponto de vista de outros pensadores e adotar recursos para organizar os estudos, como o Evernote e Flat Tomato.

As aulas EAD também são uma ótima forma de conciliar trabalho e estudos e desenvolver seu processo de aprendizagem com mais liberdade. Afinal, você pode estudar em qualquer lugar e criar seu próprio plano de estudos.

Trocar aprendizado com o colega

A troca de informações, aprendizado e ideias com os colegas é de grande importância para o desenvolvimento de novas competências. Por exemplo, pode acontecer de outro aluno já ter tido contato com o assunto debatido, seja no trabalho, seja em outros cursos, por exemplo. Dessa maneira, ele pode enriquecer a discussão trazendo uma nova visão sobre determinado ponto.

Sendo assim, você amplia sua visão sobre o assunto abordado, conquistando não apenas conhecimento teórico, mas prático também. E, no EAD, essa interação é estimulada com frequência.

Fazer estudos de caso

O estudo de caso é uma técnica social de simulação onde o aluno pesquisa sobre um assunto dado pelo professor e traz uma proposta de resolução, como se, de fato, estivesse atuando na área de estudo. O projeto se baseia na decisão, mostrando que cada problema no exercício da profissão pode ser solucionado de diferentes formas.

Além dos assuntos propostos pelo professor, você também pode pesquisar por situações verídicas que já aconteceram dentro da sua área de estudos e pensar em como faria, caso precisasse resolver o problema como profissional em campo.

A metodologia ativa é um grande avanço para a aprendizagem no Brasil e no mundo. Ao utilizá-la, você passa a ser protagonista da sua própria vida acadêmica, aumentando o seu conhecimento e se abrindo para novas ideias e possibilidades. Por isso, sempre opte por uma instituição inovadora que utiliza novas metodologias de estudo.

Gostou da ideia? Compartilhe o nosso artigo nas suas redes sociais para mostrar aos seus colegas o quão importante é a metodologia ativa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 290

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados