Quanto tempo dura a Faculdade de Psicologia? Conheça a duração média desse curso!

como passar no vestibular de psicologia

Desconto nota do Enem

Saber quanto tempo dura a Faculdade de Psicologia pode ajudar o aluno a se planejar. Dessa forma, ele consegue ver a carga horária dos semestres e os assuntos das disciplinas. Confira mais informações sobre esse curso neste guia completo.

Cinco anos é quanto tempo dura a Faculdade de Psicologia em média!

Muitas pessoas se perguntam quantos anos demora para se formar nesse curso tão popular. Então, em cerca de cinco anos ou dez semestres isso já é algo possível para os estudantes. 

Agora, durante esse tempo de graduação, o aluno aprende a base para os estudos da mente. Além disso, o conteúdo da faculdade gira em torno de entender o comportamento humano.

O intuito das aulas é, portanto, promover uma melhor saúde mental às pessoas. Do mesmo modo, os estudantes entendem os conceitos que simbolizam os avanços da área nos últimos 150 anos.

Uso dos cálculos na graduação

Caso pense que esse campo de estudo dispensa a matemática totalmente, não é bem assim. A princípio, se encaixa nas Ciências da Saúde.

O detalhe é que há estudos como Estatística que envolvem os cálculos. Porém, pode ficar tranquilo, pois não são predominantes nesse tipo de faculdade. Logo, o que se aborda sobre isso não chega a ser muito profundo.

Veja a carga horária de Psicologia por semestre na Unopar

Agora que já viu quanto tempo dura a Faculdade de Psicologia, é hora de se aprofundar. Dessa forma, confira quanto é a carga horária de cada um dos dez semestres da graduação neste curso.

  • 1º semestre: 285 horas;
  • 2º semestre: 285 horas;
  • 3º semestre: 355 horas;
  • 4º semestre: 405 horas;
  • 5º semestre: 405 horas;
  • 6º semestre: 405 horas;
  • 7º semestre: 335 horas;
  • 8º semestre: 485 horas;
  • 9º semestre: 495 horas;
  • 10º semestre: 425 horas.

Ao longo do curso, o aluno ainda pode fazer várias atividades complementares como matérias optativas. Ao todo, a carga horária dessas disciplinas chega a 120 horas de tarefas.

Tour pela prova do Enem

Conteúdo dos períodos

Não há muita enrolação nas aulas da faculdade de Psicologia, que apresenta seus conceitos desde o início. Por exemplo, no primeiro período o aluno já estuda análise experimental do comportamento e desenvolvimento humano.

Conforme avança, ele vai ter acesso a aulas que relembram as origens da área. Do mesmo modo, vai aprender algumas das bases em que o pensamento se fundamenta. Por fim, há disciplinas que abordam a sociedade e algumas especialidades, como hospitalar e escolar.

Os detalhes de como uma graduação de ensino superior funciona

Para quem está saindo do ensino médio, saiba que vai encontrar um ambiente bem diferente. Por exemplo, o próprio formato de curso é algo que é possível optar, tendo como escolhas a graduação tradicional ou tecnólogo.

Entre esses dois tipos, a grande diferença está no tempo necessário para chegar ao diploma. Assim, para ser um tecnólogo, você vai levar em torno de dois anos até concluir o curso.

Outro ponto importante é que as aulas têm um foco maior na parte prática. Dessa forma, o estudante formado já sai pronto para atuar no mercado de trabalho. Então, dependendo dos seus planos, pode valer a pena seguir essa ideia.

Sobre as DPs

As DPs fazem parte de algo que você deve se informar bem para não ser surpreendido. A princípio, a sigla diz respeito à dependência que ocorre quando o estudante não cumpriu todos os requisitos de aprovação da aula, por ausências ou dificuldade no assunto.

Realizar o seu sonho pode ser melhor se for na Unopar

Pronto, agora você sabe quanto tempo dura a Faculdade de Psicologia. Em geral, podem surgir vários problemas que dificultam o sonho de obter um diploma. Além disso, é difícil escolher uma faculdade que respeite o aluno e ofereça o suporte que ele precisa.

A Unopar, por sua vez, facilita muito nesses aspectos e te ajuda a cumprir seus objetivos. Por exemplo, ela oferece bolsas de estudo para quem tem o lado financeiro como empecilho.

Para quem tem a agenda apertada, há opções de curso a distância com horários flexíveis. Então, para conferir a qualidade de ensino da faculdade na prática, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados