O que faz o profissional de Sistemas Para Internet?

Desconto nota do Enem

Você sabe o que faz o profissional de Sistemas para Internet? O curso de Sistemas para Internet capacita especialistas com os conhecimentos e habilidades para atuar nas diversas etapas do ciclo de vida dos softwares, sites, plataformas, aplicativos e demais soluções para web.

Diversas organizações realizam investimentos em tecnologia da informação. Instituições financeiras, empresas de telecomunicações, grandes varejistas, startups e especializadas em soluções de informática são alguns exemplos.

A seguir, listamos as principais áreas de atuação para o graduado, e você pode entender se esse é o caminho certo para fazer a sua faculdade. Continue a leitura e descubra o que faz o profissional de Sistemas para Internet!

Desenvolvimento de sistemas informatizados

O profissional de Sistemas para Internet pode atuar em projetos ligados ao desenvolvimento de softwares, aplicativos, sites, portais, fóruns, blogs e afins. É um profissional que trabalha já no nascimento das soluções conectadas à web.

Em comparação com outros profissionais de tecnologia, o tecnólogo em Sistemas para Internet tem o conhecimento específico sobre as soluções conectadas. Além disso, conhece as linguagens de programação e técnicas aplicáveis ao o desenvolvimento web.

Porém, o que é Sistemas para Internet durante a faculdade varia um pouco entre as instituições de ensino. Aqui na Unopar, por exemplo, o aluno aprende diversas matérias importantes para o desenvolvimento dos softwares, sites, plataformas online, aplicativos e outras soluções web:

  • Desenvolvimento de Sistemas para Internet com Framework;
  • Desenvolvimento em Javascript;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Linguagem de Programação;
  • Programação Web.

Um diferencial para outras disciplinas é que você aprende tanto a programação para diversas áreas. Por exemplo, o Back-End é a parte de estrutura e arquitetura interna das soluções, enquanto o Front-End seria a programação de tudo aquilo que o usuário enxerga ao acessar a solução.

De um lado, a faculdade de Sistemas para Internet é mais específicas que a Análise e Desenvolvimento de Sistemas, porque foca na web. Por outro lado, é mais abrangente que os cursos especializados em Back-End e Front-End, por exemplo.

Portanto, reflita se você se identifica com o que faz o profissional de Sistemas para Internet, pois não há certo ou errado entre os cursos de tecnologia. Todas as áreas podem oferecer excelentes oportunidades de emprego, desde que você realize uma boa faculdade.

Para você ter uma noção, somente de janeiro a agosto de 2021, o CAGED do Ministério do Trabalho indica mais 109.654 admissões com carteira assinada para os diferentes cargos de analistas de sistemas. Sem contar que o saldo (contratações menos demissões) está em mais de 32.298 vagas preenchidas.

Administração do ambiente informatizado da empresa

Além de prover internet para o trabalho dos colaboradores, as empresas precisam manter diversos sistemas conectados. Softwares de gestão e bancos de dados, por exemplo, são indispensáveis para que os negócios toquem o dia a dia e dependem de profissionais qualificados para administrá-los.

Aliás, a comunicação da empresa com o mercado e clientes hoje acontece principalmente com o uso da internet. Assim, o profissional de Sistemas para Internet também pode ser o responsável por gerir sites, portais, blogs, lojas virtuais e outros canais da empresa, além do trabalho realizado nas redes internas.

Tour pela prova do Enem

Outra característica é o crescimento das soluções apoiadas na Computação em Nuvem. Nelas, o armazenamento e o processamento de dados acontecem em uma fonte externa, por exemplo, enquanto o negócio acessa o serviço pela internet.

É possível, por exemplo, que o ambiente informatizado esteja integrado a essas soluções terceirizadas. Logo, como as soluções web estão de acordo com o que faz o profissional de Sistemas para Internet, a formação é valorizada.

Coordenação de projetos no segmento

A atuação em Sistemas para Internet também pode se voltar para a gestão de projetos, coordenando o desenvolvimento simultâneo de diversas soluções. É que, frequentemente, o líder de tecnologia é mais técnico, ou seja, alguém que sabe colocar a mão na massa, além de gerenciar.

No dia a dia, o trabalho do coordenador consiste em desbloquear o fluxo de trabalho dos diferentes projetos. Em muitos casos, também é esse profissional quem define quais são os requisitos que a solução deve atender, indica as prioridades e faz a interface entre o setor de tecnologia e a administração da empresa.

O gestor pode se responsabilizar igualmente pela evolução da empresa, pesquisando inovações tecnológicas e qualificando à equipe. Um líder, por exemplo, pode participar de todo o processo de montagem dos times, indicar treinamentos e avaliar pessoas, entre outras atividades.

Suporte técnico para áreas informatizadas

O formado em Sistemas para Internet pode atuar nos processos de suporte aos colaboradores e clientes que usam a tecnologia. Em ambos os casos, ele colhe feedbacks, resolve problemas, cuida da satisfação do usuário, faz medições, entre outras medidas.

No caso dos clientes externos, o suporte é uma atividade importante de pós-venda. Até porque, muitas vezes, sites, aplicativos e softwares trazem serviços por assinatura ou compra de licenças, e a empresa deve manter o bom nível de serviço para fidelizar o contratante e garantir novas compras.

Nas diferentes áreas de atuação, os profissionais de Sistemas para Internet encontram algumas das melhores remunerações do mercado. O tecnólogo atualmente recebe, em média, R$ 5.872,05*, e o valor pode chegar até R$ 12.974,60*, segundo a Pesquisa Salário.

Para se destacar no mercado e alcançar as melhores oportunidades, você deve realizar uma boa faculdade. Aqui na Unopar, o Tecnólogo é um curso superior que tem inúmeros diferenciais para quem busca melhorar de carreira:

O curso de Sistemas para Internet é um Tecnólogo EAD. Nele, você tem flexibilidade para ver os conteúdos, cumprir as tarefas e realizar os exercícios, entre outras atividades, montando seus horários de estudo. Além disso, a matrícula pode ser feita pelo vestibular online, que também garante uma excelente flexibilidade para o aluno.

Estude na Unopar! 

Viu só? Agora você já entende um pouco mais sobre o que faz o profissional de Sistemas para Internet. Se escolher essa carreira, estará em um amplo mercado de trabalho no segmento de tecnologia da informação. Além disso, pode aproveitar as excelentes médias salariais para ter mais conforto e segurança na vida pessoal e profissional.

Então, que tal contar com condições especiais para fazer a graduação? Inscreva-se agora mesmo no vestibular online e dê o primeiro passo para transformar a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados