Afinal, o Sisu tem EAD? Descubra!

estudante conferindo se o SISU tem EAD

Entrar em uma faculdade melhora o currículo e traz oportunidades interessantes no mercado de trabalho. Nesse contexto, surge o ensino a distância, uma modalidade que permite a conciliação de estudos com a vida pessoal e a carreira. E muito provavelmente você já ouviu falar do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que oferece inúmeras vagas de ensino superior. Então, pode surgir a pergunta: o Sisu tem EAD?

Essa é uma dúvida relativamente comum e muito pertinente. O Sisu é um dos programas que permite o ingresso de estudantes em instituições públicas federais de todo o Brasil. Por isso, é bem provável que ele também abranja uma das modalidades de ensino que mais cresce no país, certo?

Infelizmente, não é possível ingressar em cursos a distância pelo Sisu. No entanto, há uma série de alternativas para transformar esse sonho em uma realidade. Para conhecê-las, conversaremos sobre esse assunto e responderemos às seguintes perguntas:

O que é o Sisu?

Como comentamos, o Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, um programa criado pelo governo do Brasil para unificar e, de certa forma, democratizar o acesso da população ao ensino superior no país.

Esse programa é válido apenas para as faculdades federais brasileiras. Uma das vantagens desse tipo de ensino é a sua gratuidade, o que faz com que milhões de pessoas concorram às poucas vagas disponíveis todos os anos.

Para participar do Sisu, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingir a nota de corte para o curso selecionado. Essa nota é calculada a partir do número de vagas e da menor nota obtida pelos candidatos correspondentes.

Essa é a alternativa mais simples para o ingresso no ensino superior?

Fazer uma faculdade completamente de graça é algo que, de certo, atrai muitas pessoas. No entanto, infelizmente, ser selecionado para uma vaga pelo Sisu não é, nem de longe, um processo simples. Há milhões de candidatos buscando poucas vagas disponíveis nas faculdades públicas do Brasil.

Em uma tentativa de tornar esse processo mais simples, cotas foram aderidas ao programa. Há oportunidades especiais para estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas e cotas do tipo PPI (pretos, pardos e indígenas) e para deficientes.

No entanto, mesmo assim, poucas vagas são ofertadas para essas modalidades, o que torna ainda maior a disparidade entre o número de pessoas que tentam entrar em uma faculdade pelo Sisu e aquelas que efetivamente conseguem esse feito.

O Sisu tem EAD?

Outra dúvida muito recorrente dos vestibulandos é se o Sisu permite o ingresso dos candidatos em instituições de educação a distância (EAD). A resposta, infelizmente, é não. As únicas faculdades contempladas pelos programas são aquelas que oferecem cursos presenciais.

Esse é mais um motivo para que milhares de pessoas acabem de fora da faculdade quando tentam ingressar pelo Sisu. É sabido que muitos estudantes precisam conciliar seus estudos com outras questões, como a vida pessoal, os filhos e até mesmo o trabalho, e que se dedicar integralmente a um curso presencial seria inviável.

Sendo assim, é preciso buscar alternativas para o ingresso democrático também em instituições que ofereçam cursos nas modalidades a distância, seja 100% online ou semipresencial. Será que isso é possível? De antemão, respondemos que sim! Saberemos mais sobre esse assunto a seguir.

E o FIES?

Antes de seguirmos para as opções que realmente podem ser utilizadas para entrar em uma faculdade EAD, precisamos falar brevemente sobre o FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil. Essa é a “versão do Sisu” para faculdades e instituições privadas. As regras para ingresso são mais ou menos as mesmas que aquelas para o Sistema de Seleção Unificada.

No entanto, assim como acontece no Sisu, o FIES também não abrange faculdades e cursos a distância. Sendo assim, é de extrema importância que o aluno saiba a quais medidas pode recorrer para conseguir esse objetivo.

Agora sim! No próximo tópico, falaremos exclusivamente sobre esse tema, e você descobrirá, de uma vez por todas, o que pode ser feito para conquistar a sua vaga. Confira!

Quais são as alternativas para obter bolsas de estudo?

Agora que sabemos que o Sisu não abrange os cursos de ensino a distância e que entrar em uma faculdade por ele não é algo tão simples, precisamos pensar em alternativas que possibilitem o ingresso nesse tipo de educação, certo? Confira, então, algumas opções viáveis para resolver essa questão.

Bolsas na faculdade

Uma das alternativas possíveis para conquistar a sua tão sonhada vaga no ensino superior é buscar programas de bolsas oferecidos pelas próprias faculdades. Muitas instituições oferecem esse tipo de parceria.

Nesse caso, no entanto, é preciso estar atento às regras de cada faculdade. Algumas pedirão, por exemplo, que o aluno tenha feito pelo menos 450 pontos na última edição do Enem. Outras, por sua vez, terão requisitos diferentes, que devem ser consultados individualmente, como a realização de um vestibular online e outras formas de ingresso.

É fundamental que o candidato entre em contato com as instituições nas quais pretende estudar e verifique se há essa possibilidade. Se não for o caso, não se preocupe: a seguir, falaremos sobre uma importante alternativa que funciona muito bem para o ensino a distância, referência aqui na Unopar.

Infelizmente, o Sisu não tem EAD, mas isso não significa que você não possa ingressar em uma faculdade de excelência a partir de parcelamentos ou com um belo desconto! Por isso, não desista de seus sonhos e busque alternativas que substituam esse programa e possibilitem a sua qualificação profissional.

Mas, como você já sabe, os cursos EAD são extremamente relevantes e financeiramente atraentes. Confira abaixo algumas opções disponíveis nesta modalidade:

Para saber mais sobre as formas de ingresso da Unopar, conhecer os nossos cursos ou tirar qualquer tipo de dúvida, basta enviar uma mensagem para a nossa equipe!

Quer entender melhor qual das opções são mais adequadas para você? Confira nosso teste abaixo e encontre a opção ideal!

 

* Sujeito à alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content