Blended learning: o que é e quais são as vantagens?

estudante da modalidade blended learning

Desconto nota do Enem

Já pensou em unir as vantagens de cada modalidade de ensino para ter uma metodologia mais eficaz? Foi para isso que o blended learning surgiu. A palavra “blend”, do inglês, significa “combinar”. Ou seja, essa estratégia reúne o que há de melhor nos formatos já conhecidos: presencial e digital.

Nesse sentido, o estudo é feito de forma híbrida, juntando materiais online e aulas presenciais para otimizar a retenção de conhecimento. Assim como todos os setores da sociedade, a educação também precisou buscar formas de se adaptar com as tecnologias e saber como aproveitar todos os benefícios que ela pode trazer aos alunos.

Entenda como funciona essa nova forma de graduação a distância e quais são seus maiores benefícios para o aluno!

Qual é a diferença para educação a distância tradicional?

Sabendo o que é blended learning, é comum que as pessoas pensem que ela é a mesma coisa que o estudo a distância tradicional — mas não é. Apesar das semelhanças (principalmente nas vantagens), cada uma das modalidades de ensino têm suas características.

Enquanto a graduação a distância mais tradicional é feita 100% online, o blended learning é híbrido. Ou seja, o ensino é semipresencial. Essa modalidade ainda se encaixa como educação EAD, mas apresenta características próprias.

Para que o estudante consiga aproveitar ao máximo o conteúdo, seja online ou presencialmente, o cronograma de aulas e a grade horária são pensadas exclusivamente para esse tipo de ensino. Ele considera quais disciplinas se encaixam melhor em cada modalidade.

Por isso, quem tem receio de perder a vivência com outros alunos e professores em um curso totalmente online, pode respirar tranquilo nesse caso. Durante as aulas presenciais, é possível retirar eventuais dúvidas e fazer networking com os outros estudantes.

Considerando as vantagens de cada formato, a Unopar oferece as três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e totalmente online. Cada pessoa pode avaliar qual seu perfil de estudante, como prefere estudar e quais facilidades precisa ter em sua vida.

Como acontece na prática?

A ideia parece interessante mesmo. Mas como tudo isso funciona no dia a dia? Confira algumas características da modalidade que explicam seu funcionamento:

  • aula presencial: em um curso semipresencial, o estudante precisa ir à faculdade em algum dia da semana, geralmente, para disciplinas que exigem o contato com colegas ou uma prática laboratorial, por exemplo;
  • conteúdo híbrido: além do conteúdo passado presencialmente, há também a possibilidade de o professor acrescentar outros tópicos e aulas complementares no sistema online. Isso serve tanto para estudar antes da aula e chegar preparado para tirar dúvidas quanto para aprimorar o que aprendeu na sala;
  • aula 100% online: vale lembrar que o blended learning não se trata apenas de disponibilizar materiais de estudo de forma digital. Toda a aula e suas atividades são organizadas para que o aluno tenha contato com o tema, exercite seu conhecimento e o aprofunde, sem ter que sair de casa;
  • interação: as aulas incentivam o aluno a participar e estudar junto de seus colegas, independentemente da sua facilidade de aprendizagem daquele tema. Essa interação auxilia na retenção de conteúdo e desenvolve habilidades de trabalho em equipe;
  • conteúdo sempre disponível: depois que as aulas em vídeo, materiais e exercícios são liberados, o acesso pelo estudante é livre. Assim, ele pode assistir quantas vezes quiser para que consiga compreender o tema.

Na sala de aula virtual da Unopar, o aluno consegue ter uma visão geral de todas as aulas e atividades feitas ou pendentes, assim como interagir com os outros estudantes pela plataforma.

Também tem contato com professores e o mediador EAD, responsável por responder dúvidas e acompanhar o desenvolvimento dos estudos. Dessa forma, fica mais fácil entender o conteúdo completo, garantindo a qualidade do ensino.

Quais são as vantagens do blended learning?

Os motivos para que esse tipo de educação híbrida esteja ganhando cada vez mais espaço no ensino superior são todos os benefícios que ele pode trazer aos alunos. Eles vão desde detalhes práticos, como o lado financeiro, até preferências pessoais — ter mais liberdade, por exemplo.

Tour pela prova do Enem

Promove a autonomia do aluno

Durante o ensino semipresencial, o aluno fica responsável por assistir às suas aulas online e realizar suas atividades de forma independente. O que isso quer dizer? Que o horário de estudo, a maneira de estudar e o ritmo de aprendizagem serão escolhidos pelo estudante, de acordo com suas necessidades.

Por isso, esse tipo de modalidade pode ser uma boa ideia para quem precisa conciliar trabalho, família e estudos, tudo de uma só vez, e sem abrir mão da vivência da faculdade.

Otimiza o processo de aprendizagem

Como foi visto, o blended learning é muito mais do que apenas disponibilizar aulas online. Nessa forma de ensino, as disciplinas são pensadas e organizadas para que envolvam profundamente o aluno no conteúdo que está sendo passado.

Por isso, é comum ver algumas aulas bem diferentes das tradicionais, usando características de gamificação e de interação. O objetivo é ajudar o estudante a reter o conteúdo de verdade e aproveitar ao máximo tanto no ambiente presencial quanto online.

Melhora a relação entre professor e aluno

A partir do sistema híbrido, tanto o professor quanto o aluno podem aproveitar ao máximo as vantagens do ensino a distância e do presencial. O docente consegue planejar sua aula de forma livre e inovadora para focar a atenção de seus estudantes.

Ao mesmo tempo, a partir do sistema de ensino online da Unopar, os estudantes são incentivados a sempre interagirem com seus professores e colegas de sala. Isso só fortalece o aprendizado.

O resultado dessa combinação? Uma relação eficiente entre docentes e alunos quando ambos buscam, a partir da inovação, a melhor forma de desenvolverem suas tarefas juntos — mesmo que distantes.

Mantém a flexibilidade

Apesar de ter algumas das aulas feitas de forma presencial, a flexibilidade do blended learning ainda é um ponto a ser considerado. Essa modalidade de ensino é indicada para quem precisa conciliar diversos setores da vida enquanto corre atrás de um diploma, mas não quer abrir mão da vivência da faculdade.

Vale lembrar que alguns cursos exigem que o aluno tenha práticas de laboratórios e softwares, por exemplo, o que cria a necessidade de ir à instituição para poder aprender. Se sua carreira dos sonhos se encaixa nisso, mas você ainda quer flexibilidade de estudar quando achar melhor, a faculdade semipresencial pode ser a sua solução.

Custo mais baixo

Já parou para pensar que, no blended learning, uma mesma aula pode ser acessada por mais alunos do que seria possível suportar em uma sala física? Isso potencializa os investimentos da instituição, que são aproveitados melhor.

Somado ao fato que os gastos com infraestrutura e outros detalhes também diminuem, isso faz com que os valores das mensalidades para cursos de ensino híbrido sejam menores que os totalmente presenciais. Ou seja, uma ótima pedida para quem quer um diploma de ensino superior em uma faculdade de qualidade sem prejudicar as finanças.

Com tantas vantagens, a modalidade blended learning vem ganhando cada vez mais espaço e, aqui na Unopar, já faz parte da rotina dos alunos. Fazer um curso semipresencial pode ser a solução para você conquistar seu diploma de forma flexível, com investimento baixo e sem perder a qualidade do ensino.

É hora de ter mais controle sobre o seu aprendizado. Inscreva-se no Vestibular da Unopar hoje mesmo e comece a trilhar sua carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados