Como encontrar a melhor faculdade EAD em BH?

estudante de faculdade EAD em BH

Desconto nota do Enem

Belo Horizonte está entre as melhores cidades para trabalhar, de acordo com dados reunidos pelo portal Uol em 2019. Com mais de 7 mil vagas criadas naquele ano, o setor que se destacou foi o de construção civil. Mas saiba que existem opções para diversas áreas de atuação, em empresas de renome como o Banco Inter, Hotmart, Rock Content, Méliuz e 3 Corações.

Devido a esse mercado movimentado, a capital mineira atrai estudantes de vários cantos do país. Hoje, queremos saber de você: tem ideia de como escolher a melhor opção de faculdade EAD em BH? Já adiantamos que é preciso considerar alguns critérios em relação à qualidade, à modalidade de ensino e outros quesitos.

A educação a distância tem muitas vantagens — entre elas está a flexibilidade e o custo-benefício da mensalidade. Ainda existem opções de curso semipresencial em Belo Horizonte, em que você une esses benefícios com idas ao campus da faculdade, algo que favorece o seu networking.

Quer saber como escolher o melhor curso EAD em Belo Horizonte? Então, siga a leitura e confira as principais dicas.

Pesquise sobre a localização das unidades

Muitas faculdades oferecem cursos 100% online para seus estudantes. Porém, existem aquelas áreas em que a aula prática é indispensável, na modalidade de ensino semipresencial. Nesse caso, conhecer a infraestrutura oferecida nas unidades também vai ajudar na sua decisão quanto à qualidade do aprendizado.

Sabemos que o fácil acesso à sala de aula virtual é um atrativo do EAD. Mas o investimento na tecnologia e em laboratórios presenciais para o curso escolhido também são parte importante de uma formação bem-sucedida.

Você conhece os polos EAD da Unopar? Na verdade, ir até uma de nossas unidades de graduação a distância em BH é uma das maneiras eficientes de avaliar e concluir que somos a melhor opção para você.

Verifique o IGC dos cursos

O IGC é a sigla para Índice Geral dos Cursos, uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) no intuito de mensurar a qualidade das instituições de ensino brasileiras.

Para que uma faculdade tenha boa avaliação, ela precisa se preocupar com a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que verifica as ofertas de cursos. A nota dada à pós-graduação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) também não fica de fora.

É importante ressaltar que o CPC depende diretamente da nota dos alunos no Enade. Essa prova é aplicada para estudantes dos primeiros e últimos períodos, servindo para avaliar a qualidade do ensino. Por fim, o IGC é a famosa nota do MEC, da qual abordaremos mais adiante.

Conheça o material didático

Para escolher a melhor faculdade EAD em Belo Horizonte, além da localização e dos bons índices de avaliação, você também pode procurar conhecer o material didático do curso. Como a educação a distância depende da autonomia do estudante, é importante que os textos e as videoaulas, por exemplo, atinjam esse objetivo.

Tour pela prova do Enem

A afinidade com o conteúdo, a abordagem dos temas, a atualização e o alinhamento com a realidade são essenciais para um bom desempenho do estudante. Como o tempo e o espaço são características básicas da EAD, esse material também deve ser pensado quanto ao fácil acesso, além da adequação aos mais variados meios de comunicação.

Pesquise sobre a taxa de empregabilidade de ex-alunos

Um dos mitos sobre o EAD está relacionado com a taxa de empregabilidade. Porém, basta uma pesquisa mais aprofundada e uma conversa com ex-alunos dessa modalidade de ensino para entender que o mais importante para o mercado de trabalho é a formação superior de qualidade, independentemente se foi a distância ou presencial.

Uma carreira profissional é construída com a junção de vários fatores, mas nem sempre as faculdades oferecem caminhos para que o egresso tenha uma perspectiva de futuro profissional. Por isso, saber como está a taxa de empregabilidade de quem já está no mercado e se formou na faculdade EAD também é critério relevante para a decisão final.

Veja o currículo do corpo docente

Além da titulação, a experiência profissional do corpo docente também é uma maneira de avaliar o conhecimento. Existem diferentes locais onde você encontra essas informações, como o próprio site da faculdade, o LinkedIn e a Plataforma Lattes. Nesses espaços, você pode encontrar dados relevantes, entre eles a atuação no mercado e acadêmica dos docentes.

Para quem pretende seguir uma carreira como pesquisador, a Iniciação Científica é um caminho. Mas, para isso, os professores precisam se dispor a manter esse tipo de prática. Nesse sentido, eles devem estar sempre atualizados e ter didática, principalmente, para lidar com a educação a distância.

Conversar com outros alunos ou com os próprios professores é uma maneira de conhecer melhor suas atividades mais importantes.

Consulte a avaliação no MEC

A avaliação do MEC é uma nota que resulta da média de três indicadores de desempenho: o IGC, o CPC e o Enade. Com notas entre 3 e 5, a faculdade está autorizada a ofertar os cursos e é considerada qualificada. Enquanto isso, uma média menor recebe atenção especial, podendo culminar na finalização das atividades. Além da informação no site da Unopar, você também pode verificar essa nota no E-mec.

O cadastro no MEC assegura a qualidade da faculdade, já que indica o respeito às normas e orientações do órgão regulamentador do ensino no país. A confiabilidade em relação à educação a distância costuma passar por vários desafios, já que existem muitos mitos sobre EAD — barreiras que são facilmente quebradas com o parecer positivo do MEC.

Ao optar pela Unopar, você tem acesso a um ensino de qualidade e excelência no EAD em Belo Horizonte com formas de ingresso facilitadas. Tudo isso sem precisar se deslocar todos os dias até a faculdade, estudando de casa com professores e mediadores prontos para atendê-lo. É possível organizar a sua rotina dentro da sua realidade, contando também com uma infraestrutura pronta para recebê-lo, caso seja necessário.

Agora que você descobriu os motivos que tornam a Unopar a faculdade EAD em BH certa para a realização do seu sonho de uma carreira promissora: inscreva-se em nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados