Jornalismo EAD: conheça essa modalidade!

Jornalismo

Saiba que o curso de Jornalismo EAD é uma opção para quem tem o sonho de iniciar nessa carreira, mas não tem muito tempo disponível. Então, conheça mais sobre os diferenciais dessa modalidade.

Entenda como funciona a Faculdade de Jornalismo EAD!

O curso no formato a distância tem a mesma duração do presencial, ou seja, quatro anos. Além disso, a grade curricular é a mesma da graduação regular, com algumas adaptações quanto ao método de ensino.

Com a rotina mais flexível, o aluno pode conciliar trabalho e estudos, e ainda assistir às aulas de onde estiver. De fato, isso exige organização e autonomia do estudante, contudo, essas são habilidades essenciais também na carreira de jornalista.

O MEC autoriza o curso de Jornalismo EAD?

A validade de um diploma de um curso à distância é a mesma do presencial, desde que a Instituição seja reconhecida pelo MEC. Desse modo, as faculdades passam por um processo longo para obterem a autorização do órgão, o que atesta a qualidade do curso. 

O aluno do curso de Jornalismo EAD, portanto, pode concorrer a vagas na área, bem como prestar concursos. Apesar de não ser obrigatória a graduação para exercer a profissão, as empresas em geral requerem essa formação.

As diferenças entre a Faculdade de Jornalismo semipresencial e à distância! 

No formato semipresencial, o aluno tem uma forma híbrida nas atividades. Assim, tem aulas na plataforma online, que são transmitidas ao vivo e também aulas presenciais, com frequência quinzenal. 

Já no curso EAD, 100% das aulas ficam disponíveis no ambiente virtual, para que o aluno possa assistir de acordo com a sua programação. No entanto, deve comparecer ao polo para realizar as provas duas vezes no semestre.

Como escolher a modalidade do curso

O modelo do curso deve se adequar ao perfil do aluno, uma vez que quanto ao conteúdo, as mesmas disciplinas são aplicadas. Ainda, ambas têm a vantagem de permitir ao aluno horários mais flexíveis. 

Cabe, então, ao candidato ver qual modelo se adapta melhor. Assim, se quer ter um contato maior com os  professores nas aulas presenciais, o semipresencial é ideal. Por outro lado, se quer ter mais autonomia, o curso à distância é mais indicado.

Faculdade de Jornalismo semipresencial 

Esse formato de curso alia a facilidade dos conteúdos online com a experiência das aulas presenciais. No entanto, a proporção entre o conteúdo à distância e as atividades na faculdade variam conforme o curso. 

Os encontros presenciais são destinados a matérias mais complexas, ou atividades práticas, de acordo com a grade do curso. Além disso, é uma chance para interagir com os outros alunos, seus futuros colegas de profissão.

Suporte ao aluno

Mesmo nas matérias interativas, o aluno tem à disposição os canais para contato com os professores para tirar dúvidas. Ainda, algumas atividades e avaliações podem ser realizadas na plataforma virtual e servem como parte da nota final.

Faculdade de Jornalismo a distância

O papel do jornalista é fazer a análise crítica dos fatos, bem como deve estar atento às mídias e outros meios de comunicação. Por isso, o curso de Jornalismo EAD te ajuda a desenvolver essas habilidades. Confira a seguir algumas características desse formato:

  • Aulas 100% online, à disposição no Ambiente Virtual do Aluno (AVA);
  • Material didático digital para apoio aos conteúdos;
  • Tutores para sanar dúvidas dos alunos;
  • Fóruns online que permitem a interação dos alunos. 

Os conteúdos são criados por professores competentes, e com vivência na área. Além disso, são propostas leituras e exercícios, para que os alunos aprimorem a habilidade da escrita, essencial nessa carreira.

É necessário ir até o polo?

Nesse formato de curso, o discente precisa ir até a faculdade apenas na aula inaugural, e duas vezes no semestre para fazer as provas. No mais, o aluno tem no AVA atividades para fixar os conteúdos, e ainda auxiliar na composição da nota, além da avaliação.

Esse formato é o ideal para quem tem uma rotina corrida, pois pode acessar as aulas de acordo com seus períodos livres. No entanto, para um melhor aprendizado, o ideal é reservar horas na semana para estudar.

Conheça o AVA e o Portal do Aluno da Unopar 

Tendo uma plataforma moderna, o aluno do curso de Jornalismo EAD pode estudar e resolver qualquer problema acadêmico sem sair de casa. Desse modo, após fazer a matrícula, o estudante recebe o link de acesso para cadastrar sua senha. 

No Portal do Aluno, é possível ver as notas lançadas, calendário acadêmico e informativos da Instituição. Além disso, o aluno consegue resolver sua vida financeira, checar os valores em aberto e emitir boletos. 

Jornalismo EAD e sala de aula digital

Pelo PDA o aluno também tem acesso ao Ambiente Virtual, onde encontra os conteúdos do curso. Não apenas as videoaulas, ficam disponíveis ainda materiais adicionais, indicações de leitura e exercícios. Tudo isso para tornar mais completa a jornada de aprendizado.

O estudante pode interagir por meio da plataforma, enviando dúvidas aos tutores, seja quanto ao conteúdo ou sobre as atividades. Ainda, consegue acompanhar o histórico escolar, com o desempenho nas disciplinas do curso.

Qual o valor da mensalidade na faculdade de Jornalismo EAD?

Cursar uma faculdade a distância, além de te dar mais liberdade para estudar quando puder, ainda é mais econômica. Isso porque as mensalidades ficam em torno de R$ 150, logo, mais acessíveis a maior parte das pessoas. 

Ter acesso a um curso superior, e iniciar uma nova carreira é o sonho de muitos jovens. E a modalidade de ensino online consegue levar essa chance a mais pessoas. Portanto, cursar Jornalismo EAD pode ser a sua oportunidade de tirar as metas do papel.

A Unopar te ajuda a realizar o sonho da Faculdade! 

Depois de escolher o curso, chega o momento de fazer a opção pela melhor Instituição para se matricular. Nesse sentido, você pode contar com a experiência da Unopar para alavancar sua carreira como jornalista. 

A faculdade foi uma das pioneiras no ensino a distância no país, por isso, tem o curso de Jornalismo EAD reconhecido pelo MEC. Com um ambiente virtual criado para conferir ao aluno os melhores recursos de aprendizado, você tem tudo para progredir na profissão.

Canal Conecta

Na Unopar, o objetivo principal é preparar o aluno para o mercado de trabalho. Por isso, possui um portal de vagas que faz a ponte entre o estudante e as empresas parceiras. Então, é possível já sair da graduação com um emprego garantido.

Dê o primeiro passo em direção ao sucesso na carreira e obtenha um diploma reconhecido por um valor que cabe no seu bolso. Então, não perca tempo e inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.