Devo cursar Farmácia ou Fisioterapia? Te ajudamos na decisão

farmácia ou fisioterapia

Fazer uma graduação na área da saúde é o sonho de muitos estudantes que conhecem a importância desse campo e se identificam com ele. Nesse caso, a possibilidade de estudar Farmácia ou Fisioterapia é considerada por quem quer seguir nesse tipo de ocupação.

No entanto, ao escolher qual caminho seguir, é essencial analisar cada opção em detalhes. Afinal, apesar de fazerem parte da mesma área do conhecimento, existem diversas diferenças entre as faculdades e suas respectivas carreiras, o que deve ser considerado para encontrar a melhor alternativa.

Quer conhecer as características da faculdade de Farmácia e Fisioterapia? Então, continue a leitura!

Qual é a principal diferença entre Farmácia e Fisioterapia?

Antes de decidir entre curso de Farmácia ou Fisioterapia, é muito importante entender as diferenças entre as graduações. Os farmacêuticos contam com uma área de atuação que tem como foco o estudo do funcionamento de fármacos, medicamentos e drogas, além dos efeitos nas pessoas.

Os profissionais podem trabalhar em farmácias, realizar exames bioquímicos, produzir e testar medicamentos etc. Já os fisioterapeutas fazem o tratamento e diagnóstico de disfunções motoras que são causadas por diversos motivos. Logo, atendem trabalhadores com doenças ocupacionais, pacientes acamados, pessoas com deficiência e atletas lesionados.

Quais são os principais aspectos da faculdade de Farmácia?

Para entender mais sobre os cursos, nada melhor do que conhecer os principais aspectos e características deles, não é mesmo? A graduação em Farmácia é do tipo Bacharelado e pode ser feita nas modalidades semipresencial (a distância, com atividades na faculdade) e presencial. O objetivo é habilitar os alunos a realizarem algumas atividades relacionadas com o processo produtivo de suplementos alimentares, cosméticos e medicamentos.

Tempo de curso para graduação em Farmácia

A graduação em Farmácia tem duração média de 5 anos. Ou seja, em 10 semestres você conquista o diploma e recebe o título de bacharel. Ao final do curso, é importante fazer estágios supervisionados e elaborar um TCC em sua área de interesse.

Principais matérias em Farmácia

Ao longo dos 5 anos, você estudará diversas disciplinas, tanto na área de Humanas quanto na de Matemática, Física, Química e Ciências Biológicas. A grade curricular contempla aulas teóricas e práticas, que são realizadas em laboratórios de ponta aqui na Unopar.

As principais matérias do curso de Farmácia são:

  • Bioquímica;
  • Farmacologia;
  • Química Orgânica Aplicada à Farmácia;
  • Farmacologia dos Sistemas;
  • Toxicologia;
  • Citopatologia Oncótica.

Perfil do estudante de Farmácia

Algumas características são fundamentais para quem deseja seguir carreira nessa profissão. Os principais pontos que devem ser desenvolvidos pelo estudante de Farmácia ao longo da graduação são:

  • ter compaixão pelo próximo;
  • gostar de trabalhar com o público;
  • gostar de Ciências Biológicas;
  • ter muita disciplina.

Lembrando que todas essas habilidades podem ser aperfeiçoadas ao longo do curso para formar profissionais de destaque no mercado.

E como é a faculdade de Fisioterapia?

A graduação em Fisioterapia da Unopar é oferecida no grau Bacharelado, na modalidade semipresencial. Uma das vantagens é a flexibilidade, já que os estudantes comparecem ao campus de uma a três vezes por semana.

O objetivo do curso é formar fisioterapeutas aptos a promover a reabilitação de pessoas por meio de uma terapia personalizada, o que proporciona melhorias na capacidade funcional e física dos pacientes.

Tempo de curso para graduação em Fisioterapia

Ao todo, a faculdade de Fisioterapia dura 10 semestres, ou seja, 5 anos. Nos dois últimos períodos do curso, os estudantes devem começar a desenvolver um TCC, que é fundamental para obter o diploma. Esse trabalho é o que permite ao aluno correlacionar os conhecimentos teóricos da graduação com a prática do dia a dia de trabalho.

Principais matérias em Fisioterapia

A grade curricular de Fisioterapia mescla conteúdos gerais das faculdades da área da saúde e matérias mais específicas, com o objetivo de ensinar os procedimentos mais usados nos tratamentos. Algumas das principais disciplinas abordadas durante a graduação são:

  • Cinesioterapia Aplicada;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Primeiros Socorros;
  • Recursos Terapêuticos Manuais;
  • Prótese e Órtese;
  • Fisioterapia Dermatofuncional.

O curso inclui diversas aulas práticas, permitindo que o estudante aprenda todos os aspectos das áreas da Fisioterapia, além de entender como deve ser realizada as técnicas de tratamento, como ondas de choque, massoterapia, método Busquet etc.

Além disso, os estágios obrigatórios também fazem parte da graduação e devem ser feitos em estabelecimentos de saúde. Assim, é possível aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante a faculdade diretamente com os pacientes.

Perfil do estudante de Fisioterapia

Uma das características mais importantes de um estudante de Fisioterapia é gostar de atuar junto a pessoas, já que elas são o foco da profissão. Em muitos casos, os profissionais devem lidar com pacientes psicologicamente abalados. Por isso, saber como motivá-los por meio de conversas e aconselhamentos é a chave para uma recuperação mais rápida.

Outras habilidades que devem ser desenvolvidas são:

  • empatia;
  • afinidade com a tecnologia;
  • equilíbrio emocional e disposição física;
  • capacidade de liderança e de administração.

Vale mais a pena se formar em Farmácia ou Fisioterapia?

Após conhecer as principais informações dos cursos de Farmácia ou Fisioterapia, você ainda está em dúvida sobre qual escolher? Saiba que as duas graduações estão muito em alta e contam com um excelente mercado de trabalho e boas remunerações.

Para você ter ideia, a média salarial de um farmacêutico é de R$ 3.431,52* e os fisioterapeutas recebem um valor de cerca de R$ 2.870,36*. No entanto, é possível aumentar os ganhos ao investir em uma faculdade de qualidade.

Aqui na Unopar, você encontrará uma infraestrutura de ponta e um ótimo corpo docente. O compromisso é formar profissionais preparados para o mercado de trabalho e que possam fazer a diferença em sua área de atuação. Além disso, contamos com vantagens e diferenciais exclusivos, como acesso ao Canal Conecta, portal gratuito de empregabilidade.

Agora é com você!

Independentemente da escolha entre Farmácia ou Fisioterapia, lembre que uma faculdade de excelência faz toda a diferença na formação. Por isso, opte por aquela que tenha formas de ingresso facilitadas, bolsa de estudos e toda a infraestrutura necessária para a realização das aulas práticas!

Gostou de conhecer as diferenças entre Farmácia e Fisioterapia e quer estudar em uma instituição de ensino de excelência? Então, inscreva-se no vestibular Unopar e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content