Existe Fisioterapia EAD? Entenda as opções

fisioterapia ead

O contato direto com pacientes faz parte da atuação de um fisioterapeuta, o que deixa muita gente na dúvida se existe o curso de Fisioterapia EAD. Afinal, como os profissionais podem colocar em prática os cuidados pelo ensino remoto? Se você também está em dúvida, confira neste post todas as opções do curso!

Essa é uma área cheia de possibilidades, e o curso de Bacharelado em Fisitoterapia é uma das formações acadêmicas mais cogitadas por quem quer trabalhar no mercado de saúde. O diploma tem grande valorização em clínicas, hospitais e diversas outras empresas que procuram o trabalho do fisioterapeuta.

Com a grande oferta de cursos EAD nos últimos anos, a Unopar também começou a oferecer o curso de Fisioterapia pelo ensino remoto. Assim, cada vez mais fisioterapeutas capacitados entram no mercado de trabalho para ajudar e cuidar de pacientes. Neste post, você vai entender mais detalhes sobre essa opção de curso superior!

Afinal, existe faculdade de Fisioterapia a distância?

Fisioterapia EAD existe, mas o curso não é 100% online. Na prática, a formação acontece no semipresencial, modalidade de ensino a distância com atividades presenciais.

Isso porque é necessária uma carga horária significativa de atividades práticas nas matérias de Fisioterapia. Dessa forma, o aluno aproveita as vantagens do EAD, sem deixar de lado as habilidades exigidas no trato com os pacientes.

Na Unopar, líder em EAD no Brasil, as aulas online podem ser vistas pelo computador, tablet e smartphone, nos horários e locais mais convenientes. Assim, é você quem dita o ritmo de estudo, com a chance de avançar mais rápido ou revisar os tópicos, tudo no seu tempo — saiba tudo sobre a Unopar EAD.

O propósito do curso é direcionar os estudantes para as melhores práticas quanto às disfunções corporais causadas pelos mais variados graus de complexidade. No final, os profissionais devem ser capazes de garantir a prevenção e reabilitação de seus pacientes.

Como funciona o curso de Fisioterapia semipresencial da Unopar?

O curso de Fisioterapia na Unopar vale a pena? Para você saber disso, precisa antes conhecer como ele funciona.

A graduação é oferecida na modalidade presencial, além da semipresencial, e é composto por 10 semestres, com duração mínima de 5 anos. O desenvolvimento das matérias ocorre conforme um cronograma apresentado no início dos semestres, que também fica disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

No AVA, também são disponibilizadas aulas, materiais de estudo e simulados, tudo organizado e orientado por professores e tutores. Os encontros presenciais são agendados com antecedência para que os alunos consigam organizar seus horários. Veja quais são as matérias dos três primeiros semestres de Fisioterapia na Unopar:

  • Saúde Coletiva;
  • Ética e Política;
  • Ética e Deontologia;
  • Empreendedorismo;
  • Educação a Distância;
  • Metodologia Científica;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal;
  • Ciências Morfofuncionais Dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor;
  • Ciências Morfofuncionais do Aparelho Locomotor – Membros Inferiores e Coluna Vertebral;
  • Ciências Morfofuncionais do Aparelho Locomotor – Membros Superiores, Cabeça e Tronco;

Conforme o curso chega nos últimos semestres, o estudante precisa passar pelas matérias de Estágio Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma de Fisioterapia.

Quais são as vantagens da faculdade EAD?

Muita gente se preocupa com a qualidade das aulas em um curso no ensino remoto. Mas é importante entender que os professores e a grade curricular são os mesmos, tanto no presencial quanto no EAD. O que vai mudar é apenas a maneira como os estudantes acompanham as aulas.

Cada modalidade oferece suas vantagens particulares, e no EAD não é diferente. Confira!

Flexibilidade na rotina

A principal vantagem de fazer uma faculdade a distância é a flexibilidade para conseguir estudar e lidar com outros compromissos. Muita gente concilia, por exemplo, as atividades da faculdade com um emprego, o que garante o salário todo mês para conseguir pagar as mensalidades.

Habilidades digitais

Outra vantagem da faculdade EAD é a familiaridade que o estudante adquire com as ferramentas e possibilidades dos recursos digitais ao longo da formação. As habilidades podem servir até para oportunidades futuras no mercado de trabalho.

Isso acontece porque as empresas estão com cada vez mais processos internos automatizados. Isso estimula a valorização de profissionais que demonstram ter familiaridade com programas e ferramentas online.

Mensalidades mais baixas

Cursos que não são totalmente presenciais oferecem mensalidades mais em conta. Isso porque os alunos que estudam na modalidade semipresencial não utilizam com frequências as instalações da instituição.

É uma ótima oportunidade de ter uma formação de nível superior sem pagar tanto. No caso de Fisioterapia, a mensalidade não é única despesa incluída no custo total, já que existem os materiais para Fisioterapia que você vai precisar no curso.

Contudo, se as mensalidades de um curso presencial sufocam seu orçamento pessoal, considere a possibilidade de fazer a mesma graduação a distância. O mais importante é não desistir do sonho de entrar na faculdade!

Qual é o perfil do aluno de Fisioterapia?

Quem tem interesse de atuar no mercado de trabalho para Fisioterapia precisa saber mais detalhes sobre o perfil profissional exigido na área. Boa parte das habilidades são desenvolvidas ao longo da graduação, principalmente nas atividades práticas realizadas nas matérias e com a experiência adquirida nos estágios.

Além de um conhecimento técnico-científico sólido, o fisioterapeuta precisa de uma boa dose de carisma e comunicação. Os profissionais lidam com as dores das pessoas, o que requer certa habilidade para escutar os pacientes e deixá-los confortáveis.

Outra característica que faz a diferença é o jogo de cintura para lidar com situações imprevistas. Afinal, cada paciente atendido por um fisioterapeuta é um desafio com particularidades que merecem atenção, e o tratamento pode exigir alterações com base no nível de recuperação do paciente, que pode ser mais lento que o tempo previsto.

Agora é com você!

Esperamos que as informações tenham respondido à dúvida sobre se existe Fisioterapia EAD. Agora que tudo ficou mais claro, chegou o momento de dar o próximo passo na sua formação acadêmica, que é se inscrever no vestibular da Unopar. O processo é simples e prático, com a possibilidade de usar a sua nota do Enem.

O que está esperando? Não perca tempo e se inscreva agora no vestibular de Fisioterapia da Unopar. Esperamos você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.