5 livros de Arquitetura que todo estudante vai conhecer

livros de arquitetura

O curso de Arquitetura e Urbanismo é, em grande parte, técnico. Afinal, um dos seus principais objetivos é preparar os estudantes para planejar, construir e recuperar espaços urbanos. No entanto, um arquiteto de sucesso precisa ir além e ter um olhar estético apurado. Por isso, a grande curricular do curso conta ainda com disciplinas ligadas à arte para, assim, oferecer uma formação completa.

Nesse sentido, investir em leituras mesmo antes de começar a faculdade é passo importante para começar a construir um repertório para a prática da Arquitetura, ampliando sua visão de mundo.

Para ajudar você nesta missão, listamos neste post 5 livros de Arquitetura que todo estudante deve conhecer durante a trajetória acadêmica (ou mesmo antes de dar início à graduação). Confira!

Arte de Projetar em Arquitetura

O primeiro livro da nossa lista para quem quer saber tudo sobre Arquitetura e Urbanismo não podia ser diferente: um clássico! Arte de Projetar em Arquitetura ou, simplesmente, Neufert, sobrenome do autor e como a obra é conhecida em todo o mundo, é um manual de projetos.

Considerado um dos melhores livros de Arquitetura, a obra de Ernst Neufert reúne fundamentos, normas e receitas sobre ambientes e edifícios. Ao longo das páginas, o leitor tem acesso também a exigências programáticas, relações espaciais e dimensões de edificações, locais, habitações e utensílios.

A obra se destaca por ter o ser humano como medida e objetivo, algo que o arquiteto deve estar sempre atento.

Em sua 18ª edição, o livro mantém a proposta original. No entanto, conta com atualização importante no conteúdo para, assim, se adaptar a novas expectativas do cenário da construção, principalmente no campo das exigências ambientais.

Dicionário Visual da Arquitetura

Ao começar a comprar seus materiais de Arquitetura, um livro que você deve ter no seu radar é o Dicionário Visual de Arquitetura. Escrito por Francis D. K. Ching e traduzido por Julio Fischer, é considerado uma das principais obras da área não é à toa.

Afinal, é o primeiro dicionário de termos de Arquitetura que é totalmente ilustrado. Cada definição tem uma imagem correspondente. Dessa forma, a compreensão dos termos por estudantes e profissionais é facilitada, o que torna o aprendizado dos conceitos mais fácil.

O Dicionário Visual de Arquitetura foi criado para facilitação e enriquecimento da consulta não só por arquitetos e estudantes de Arquitetura como para engenheiros e estudantes de Arte.

A obra tem mais de 5 mil entradas. A organização se dá por temas que podem ser localizados diretamente por meio de um índice completo. Então, se você pensa em ingressar no mercado de Arquitetura e conquistar um salário médio de R$ 6.145,52*, comece desde já a se preparar e conhecer os principais termos da área, combinado?

Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem

Entre os livros de Arquitetura para faculdade que você deve investir na leitura está Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem, outra obra de Francis D. K. Ching. Considerado um clássico da área, com mais de 40 anos, foi atualizado em sua 4ª edição com exemplos contemporâneos, o que faz com que sua leitura seja ainda mais fluida.

Com ilustrações marcantes e minuciosas, o livro introduz o vocabulário do projeto de Arquitetura. Um dos seus principais objetivos é o estímulo ao pensamento crítico para, assim, promover maior compreensão da Arquitetura por estudantes e profissionais.

Entre as explicações estão forma e espaço em relação à luz e delimitações, entre outros. Ao longo das páginas, Ching faz, ainda, uma exploração da organização do espaço, os elementos e relações da circulação e também aborda conceitos como proporção e escala. Os aspectos históricos são abordados na obra, relacionando-os com os elementos da Arquitetura século após século e de uma cultura para outra.

Desenho para Arquitetos

São várias as áreas da Arquitetura disponíveis para futuros profissionais. Em algumas delas, o desenho é essencial. Essa é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida durante a faculdade. Aqui na Unopar, a disciplina é oferecida no curso, disponível nas modalidades de ensino presencial e semipresencial.

A faculdade semipresencial trata-se da modalidade a distância, com atividades presenciais. É sob medida para cursos como Arquitetura e Urbanismo, que têm um viés técnico forte.

No entanto, se você deseja desenvolver suas habilidades gráficas antes mesmo de começar a faculdade, uma dica é investir na leitura de Desenho para Arquitetos. Também escrito por Francis D. K. Ching e com tradução de Alexandre Salvaterra, o livro é voltado para um público amplo –– não só arquitetos e projetistas como, também, desenhistas, artistas, ilustradores, professores e, claro, estudantes.

Se você quer desenvolver seu desenho para já começar a faculdade preparado invista nessa obra, que trabalha conceitos e técnicas com um formato que estimula visualmente.

Adoção do Partido na Arquitetura

Em sua terceira edição, a obra do autor e arquiteto Laert Pedreira Neves é a representante nacional da lista dos principais livros de Arquitetura. Publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), o livro aborda a adoção da ideia preliminar do edifício.

Voltada para quem está começando na prática de planejamento arquitetônico, a obra conta com método simples e didático. Você conhecerá o passo a passo a ser seguido até finalizar o projeto. Dinâmico, o livro traz exemplos práticos, imagens e exercícios, o que facilita a compreensão do conteúdo e o torna fundamental para ter na sua estante.

Agora é com você!

A leitura de livros de Arquitetura antes mesmo de começar a faculdade é uma excelente forma de se ambientar em relação ao universo do curso. E a boa notícia é que você não precisa se preocupar em comprar todas as obras. Muitas delas são disponíveis em versões digitais gratuitas e em bibliotecas. Dessa forma, você pode fazer um planejamento financeiro e investir apenas naquelas que considera essenciais.

Agora que você já conhece alguns livros de Arquitetura importantes, é hora de dar um passo importante para construir sua carreira como arquiteto de sucesso: o ingresso na faculdade.

Inscreva-se no vestibular da Unopar e saiba que, no futuro, ervai t acesso a um curso completo, que o ajudará a ser o arquiteto que sempre sonhou!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content