Arquitetura e construção: entenda a relação entre elas

arquitetura e construção

Você vai prestar o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo? Saiba que essa é uma ótima ideia, já que a área não para de crescer e oferece inúmeras oportunidades de atuação. Com tantas opções de mercado, não será difícil encontrar aquela com qual você com certeza vai se identificar e ter sucesso!

Mas, para isso, é preciso ter um excelente conhecimento sobre os nichos de mercado para o arquiteto. Então, resolvemos escrever este post para falar sobre a relação entre Arquitetura e construção, bem como quais atividades podem ser realizadas pelo profissional nas diversas etapas de uma obra.

Vamos lá? Fique conosco e aproveite a leitura!

Qual o papel da Arquitetura na construção civil?

Em todas as áreas da Arquitetura, um ponto comum do pensamento arquitetônico é unir estética, funcionalidade, conforto ambiental, segurança e economia. No caso da construção civil, o papel do arquiteto é unir essas questões aos desejos dos seus clientes –– pessoa física ou organizações –– e oferecer um resultado que agrade a quem usará o futuro espaço.

Com isso, o arquiteto é o profissional da construção civil que trabalhará com uma mente artística e funcional para o projeto de estruturas, ao trazer mais criatividade e elementos de design para a construção. 

Além disso, em um projeto de obra, os arquitetos sempre trabalham em parceria com outros profissionais, como da Engenharia Civil, para entregar projetos qualificados e seguros. Mas a diferença entre Arquitetura e construção propriamente dita está nos aspectos em que cada profissional focará seu trabalho. 

Pense assim, o engenheiro se concentra mais no lado técnico e estrutural da obra, por exemplo, certificar-se de que a estrutura suportaria as cargas e as forças durante sua vida útil. Os arquitetos, por sua vez, estão focados em tornar o edifício esteticamente agradável e com espaços funcionais –– o que inclui desde a beleza nas formas da construção ao mobiliário.

Por isso, os arquitetos têm várias responsabilidades durante todas as fases de um projeto. Ou seja, não se restringe apenas ao acabamento ou desenhos iniciais. Pelo contrário, ele precisa estar em estreito diálogo com os demais profissionais, a fim de fazer os ajustes necessários para que seu projeto seja entregue com satisfação total para o cliente.

Quer abrir ainda mais sua mente? Veja, neste artigo, livros de Arquitetura que todo estudante deve conhecer. Comece já!

Quais as responsabilidades de um Arquiteto na construção?

Agora que você já entendeu a relação entre Arquitetura e construção, falaremos sobre as principais atividades do arquiteto em uma obra. Acompanhe!

Projeto

O projeto é o início de cada trabalho em todos os tipos de Arquitetura. No caso de uma construção, essa etapa envolve a compreensão do que o cliente deseja, por meio de uma discussão detalhada sobre objetivos e expectativas em relação à obra.

Para tanto, são realizadas várias reuniões até que o projeto esteja pronto para execução. Durante esse tempo toda a equipe vai apontar, itens como:

  • estudo de viabilidade da obra;
  • opções de planta da área a ser construída;
  • metas financeiras;
  • limitações do espaço;
  • licenças necessárias;
  • recursos humanos;
  • materiais e equipamentos;
  • licitações de empreiteiros;
  • duração da obra etc.

Uma vez aprovados os desenhos, é possível que uma maquete física seja construída, especialmente se for um edifício a ser comercializado, um espaço público ou se o cliente tiver interesse em divulgar o novo espaço físico.

Já na etapa de construção, o projeto é referência para as obras. Isso inclui inúmeros desenhos com medidas, layouts e uma listagem detalhada sobre todos os materiais a serem utilizados, bem como as responsabilidades de cada profissional.

Coordenação da obra

A coordenação da Arquitetura na construção garante que todo o time trabalhe organizadamente. Isso evita conflitos, desperdícios de material, erros e retrabalhos. Além disso, o arquiteto também desempenha um grande papel em garantir que a equipe aprenda mais e ganhe autonomia para resolver questões importantes.

De acordo com a legislação brasileira (Lei 5.194/96), arquitetos e engenheiros estão aptos ao gerenciamento de obras. Entre as principais funções como coordenador, estão:

  • fazer seleção e treinamento da mão de obra;
  • comprar materiais;
  • coordenar as etapas de produção;
  • fazer o controle orçamentário;
  • garantir que o cronograma seja seguido;
  • dividir equipes e delegar responsabilidades;
  • supervisionar a realização das tarefas;
  • resolver conflitos.

Felizmente, a tecnologia está a favor do coordenador de obras. Tarefas menos complexas podem ser geridas com a ajuda de vários aplicativos para smartphones. Porém, quando o assunto são planilhas, recursos, plantas etc., sistemas de Arquitetura e softwares facilitam muito a vida do gestor!

Paisagismo

O paisagismo tem muita importância nas construções modernas e no uso sustentável de espaços urbanos. Envolve o planejamento, design e composição dos ambientes, inclusive mesclando áreas construídas e naturais. 

Especialmente na relação entre Arquitetura e Urbanismo, você verá uma forte presença de projetos paisagísticos em parques, ruas, estradas, ciclovias, praças, bairros planejados etc. 

Os arquitetos paisagistas priorizam os projetos de construção com um equilíbrio entre beleza e funcionalidade. Então, projetam e supervisionam a criação e composição de espaços abertos, como jardins e áreas de lazer, mas também investem no visual externo de construções. 

O arquiteto paisagista também trabalha em projetos de restauro de antigas construções, especialmente aquelas tombadas pelo Patrimônio Histórico.

Planejamento urbano

Já que falamos sobre Urbanismo no tópico anterior, o planejamento urbano é um dos grandes focos de atuação do arquiteto na construção. Seja para construir áreas do zero, seja para reurbanizar ou restaurar locais já existentes, a construção urbana tem o objetivo melhorar os espaços e, principalmente, oferecer maior mobilidade e sustentabilidade às cidades.

Especialmente hoje, em que o conceito de cidades inteligentes (smart cities) está em alta, o papel do arquiteto urbanista se renova. Sua preocupação principal é que seus projetos cumpram os códigos de construção, respeitem as limitações de uso do solo e sigam regulamentos ambientais.

Existe um pensamento em como melhorar a distribuição de energia, agilizar a coleta de lixo, diminuir o congestionamento do tráfego e até mesmo melhorar a qualidade do ar. Para isso, a Arquitetura se une à tecnologia, como o uso de sistemas de Inteligência Artificial.

Por que estudar na Unopar?

Gostou de saber qual a relação entre Arquitetura e Construção? Agora, é hora de apostar em uma formação superior de alto nível para oferecer peso ao seu diploma.

É por isso que convidamos você a estudar na Unopar! Somos hoje o maior centro universitário EAD do país, com polos em todos os estados e mais de 320 mil alunos matriculados!

O curso de Arquitetura na Unopar é oferecido em modalidade semipresencial, ou seja, mesclando atividades online e aulas específicas em modernos laboratórios. Nossa metodologia de ensino é totalmente centrada no aluno, e um sistema de avaliação continuada para observar seu desempenho a cada passo dado no curso.

Você também conta com diferenciais como a Aula Destaque, que traz encontros exclusivos com personalidades do mercado, e um corpo docente formado por alguns dos melhores especialistas em Arquitetura.

Por fim, se o bolso estiver um pouco apertado, é possível conseguir bons descontos e até uma bolsa de estudos integral. Também consegue um emprego mais rápido, com ajuda do Canal Conecta, com vagas exclusivas aos nossos alunos.

Agora é com você!

Quer atuar com Arquitetura e construção? Então, não perca tempo. Venha para a Unopar! Inscreva-se agora no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content