Biologia EAD: vale a pena fazer?

Biologia EAD

Desconto nota do Enem

Muitas pessoas consideram o ensino a distância no momento de procurar uma graduação. Por envolver alguns processos 100% online, ou seja, atividades e avaliações realizadas pela internet, passou a ser uma modalidade atrativa a diversos perfis de estudantes.

Ao contrário do que ocorre em um curso presencial, essa opção permite conferir as aulas, fazer provas e até obter ajuda por meio do ambiente digital. A vantagem é que cada vez mais instituições têm aderido ao modelo para que seja aplicado a faculdades de várias áreas.

Neste conteúdo, vamos falar especificamente do curso de Biologia EAD da Unopar para tirar suas dúvidas e mostrar as vantagens relacionadas. Continue a leitura e descubra se vale a pena iniciar sua carreira com o estudo a distância!

Como funciona o curso de Biologia EAD?

Embora tenha suas particularidades, o ensino remoto não perde em nada para o presencial no aspecto qualidade. Afinal, os conteúdos da grade curricular, a duração do curso e a qualificação do corpo docente são iguais ou muito semelhantes aos de uma faculdade tradicional.

Isso significa que o tempo mínimo para frequentar um curso de Ciências Biológicas EAD é de 4 anos (8 semestres). Entre as principais disciplinas, você encontra títulos como Morfologia, Taxonomia, Zoologia (de vertebrados e invertebrados), Ecologia e Neurofisiologia.

A iniciação na faculdade EAD no semipresencial demanda acesso à internet via dispositivo de sua preferência, como celular, tablet ou computador. É por meio desses aparelhos que você tem contato com o ambiente virtual de aprendizagem e pode realizar as atividades ao longo do curso. Em poucos dias da semana, comparece ao campus para algumas tarefas.

Aqui na Unopar, você tem um canal conhecido como espaço do aluno. É nesse portal que seus dados sobre aulas, horários e demais detalhes da vida acadêmica ficam concentrados. Também é onde vai realizar provas, baixar os materiais necessários, conferir a biblioteca digital e contatar outras pessoas (colegas ou tutores).

Por que vale a pena cursar essa modalidade?

A oferta de graduações a distância favorece públicos de diversas regiões do país, tendo em vista que possibilita às pessoas estudar sem sair tanto de casa, como no presencial. Portanto, compensa iniciar o curso de Biologia EAD se você não tem uma rotina muito flexível para comparecer todos os dias na faculdade.

Confira outros benefícios que representam bons motivos para investir nessa modalidade.

Economia de tempo e dinheiro

Vários minutos diários são gastos apenas para você se deslocar até as salas de aula. Com o ensino semipresencial, esse tempo pode ser aproveitado de maneira mais produtiva na maior parte da semana, seja revisando uma matéria complexa, seja planejando a sua agenda semanal.

A economia financeira é outro ponto positivo para quem estuda pelos ambientes virtuais, acessando conteúdos gravados ou participando do fórum de discussão EAD. Afinal, não vê a necessidade de custear alimentação fora de casa sempre, impressão de materiais e meio de transporte.

Mais facilidade para conciliar rotinas

A faculdade a distância promove flexibilidade para que você consiga definir seus horários de estudo. Assim, é possível colocá-los em dia quando sentir mais disposição, cumpri-los em momentos tranquilos e até encaixá-los em uma agenda lotada de compromissos.

Tour pela prova do Enem

Trata-se de uma condição valiosa para pessoas que desejam conciliar rotinas e se dedicar, com a mesma intensidade, a outras atividades do cotidiano: trabalho, lazer e descanso. Tudo fica mais fácil quando há a possibilidade de personalizar o cronograma e eleger a melhor hora para estudar.

Diploma adequado ao currículo

Como dito, a modalidade EAD proporciona educação de qualidade com o mesmo nível das faculdades presenciais. A única diferença está na maneira de cumprir as atividades do curso escolhido, bem como no grau de disciplina exigido para que o aluno dê conta das matérias.

Portanto, saiba que os aprendizados obtidos na sala de aula virtual serão suficientes para garantir uma formação completa, tendo como complemento as atividades presenciais. Isso significa que você receberá um diploma com mesmo valor que os certificados tradicionais para expor e incrementar seu currículo profissional.

Qual é o cenário para quem investe na carreira?

Quem gosta de estudar sobre a natureza e os seres vivos já tem um bom caminho andado para ser feliz nessa profissão. Mas será que há um futuro promissor para aqueles que investem em Biologia a distância? Queira Licenciatura ou Bacharelado, é importante que o aluno saiba mais sobre as demandas do mercado.

Como acontece em muitas áreas do conhecimento, existem diversas maneiras de atuar e exercer as atividades de um biólogo. Você pode, por exemplo, trabalhar como docente (em escolas ou faculdades) ou desempenhar tarefas de pesquisa em empresas e instituições. Outras alternativas incluem:

  • consultoria, curadoria e programas de conservação em locais como museus e exposições;
  • criação de materiais didáticos que abordem temas das Ciências Biológicas;
  • colaboração no desenvolvimento e fabricação de medicamentos, alimentos, cosméticos e outros produtos da indústria.

Portais especializados em reunir profissionais e recrutadores são ótimos ambientes para avaliar a situação no mercado e ter acesso às principais vagas de emprego — que têm média salarial de R$ 3.174,63*. Um bom exemplo é o Canal Conecta, um site gratuito que permite cadastrar currículos e encontrar oportunidades na área desejada — parceiro exclusivo da Unopar.

Onde fazer faculdade de Biologia a distância?

A modalidade EAD vem crescendo, e seu potencial para a formação de novos profissionais ficou ainda mais evidente com os obstáculos apresentados pela pandemia. Hoje, é possível encontrar cursos de qualidade e reconhecidos pelo MEC em diversas instituições.

Vale destacar, no entanto, a importância de buscar um nome que seja referência no ensino superior a distância. Dessa forma, você garante preparo adequado para entrar no mercado e concorrer às melhores oportunidades voltadas à sua área de formação.

A Unopar ganha destaque por ser líder em EAD no Brasil e contar com instalações apropriadas para oferecer a melhor experiência aos estudantes. Não é à toa que está presente em todos os estados do país, levando ótimas condições de estudo a diversos grupos.

Agora é com você!

Se bateu a vontade de cursar Biologia EAD e desfrutar de todas as vantagens que essa modalidade proporciona, conte com a nossa ajuda! Temos uma equipe aguardando o seu contato para tirar dúvidas e orientar qualquer etapa do ingresso na graduação.

Não quer mais perder tempo? Aproveite e inscreva-se agora no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados