Entenda como funcionam os estágios em Pedagogia

estagiária de pedagogia

Se você está pensando em fazer o curso de Pedagogia, já deve ter ouvido falar no estágio supervisionado, certo? Nessa graduação, assim como em outras Licenciaturas, a vivência prática nos campos de atuação do profissional é parte essencial da formação acadêmica.

Por isso, essas atividades são previstas no currículo e sua realização é uma das exigências para a obtenção do diploma. Mas, afinal, como elas funcionam? É isso que vamos explicar neste post! Continue a leitura e confira todas as informações importantes sobre o estágio de Pedagogia!

Como é o estágio de Pedagogia?

O estágio é uma das etapas obrigatórias para se formar em Pedagogia. Trata-se de uma experiência em que os conteúdos vistos ao longo do curso são aplicados na prática e o estudante pode observar e executar rotinas que farão parte de sua futura atuação profissional.

Tudo isso com orientação e supervisão de professores que acompanham o estagiário em todas as etapas do processo, além de avaliarem o relatório para sua aprovação. Aqui na Unopar, o curso de Pedagogia tem 3 módulos obrigatórios, realizados nos últimos semestres do currículo acadêmico:

  • Estágio I — educação infantil;
  • Estágio II — anos iniciais do ensino fundamental;
  • Estágio III — gestão educacional e espaços não escolares

Como você pode ver, cada módulo de estágio se refere a um dos principais campos sobre o que se faz em Pedagogia, de modo que o estudante tenha uma experiência prática ampla durante a graduação.

Afinal, as áreas da Pedagogia englobam:

  • docência em sala de aula — regência de aulas na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental, que vão do 1º ao 5º ano;
  • gestão educacional — administração e direção de espaços escolares;
  • atuação em espaços não escolares — execução de estratégias de aprendizagem em empresas (Pedagogia Empresarial), projetos sociais ou consultórios de Psicopedagogia.

O que diferencia o estágio obrigatório do não obrigatório?

Os estágios obrigatórios, isto é, previstos no currículo acadêmico, são aqueles realizados com supervisão de um professor orientador e com atividades predefinidas. Por serem parte do projeto do curso de graduação, não há remuneração e sua realização é uma exigência para obtenção do diploma.

Já os estágios não obrigatórios são realizados de forma desvinculada ao curso de graduação. O estudante pode procurar uma vaga em empresas ou instituições da sua preferência, sendo que há um contrato, remuneração (com média de R$ 1.010*), auxílio-transporte etc.

Embora seja uma experiência igualmente rica para a formação pedagógica, a grande diferença é que os estágios não obrigatórios não têm relação com a aprovação do aluno no curso. Ou seja, funcionam como atividades extracurriculares.

Aqui na Unopar, além de todo o auxílio para a realização dos estágios curriculares, nossos alunos têm acesso a um portal exclusivo de vagas de estágio de Pedagogia: o Canal Conecta. Também é possível encontrar oportunidades de emprego e trainee nessa e outras áreas de atuação. Basta se matricular para utilizar a plataforma e conseguir uma oportunidade junto a milhares de empresas parceiras!

Quais são as etapas do estágio em Pedagogia?

No estágio de Pedagogia obrigatório, o estudante precisa cumprir de 100 a 150 horas por módulo, divididas em atividades dentro e fora do campo — como a redação do relatório de estágio —, e no espaço escolar, que correspondem a pouco mais de 50 horas.

Veja com mais detalhes como é cada etapa do estágio supervisionado!

Visita à instituição de ensino

Primeiramente, o estudante visita a escola e conversar com o Diretor. Afinal, é necessário solicitar autorização e combinar os dias e horários mais adequados para realização das atividades. Nessa etapa, precisa levar a Carta de Apresentação, preenchida com o auxílio do tutor da Unopar.

Observação da atuação do pedagogo

Na primeira etapa de atividades de campo, o estudante comparece à escola para observação das rotinas pedagógicas, seja do professor em sala de aula ou dos gestores, a depender do módulo de estágio em questão.

Atuação prática em campo

Depois da observação, o aluno planeja e realizar atividades práticas de docência ou gestão na instituição de ensino em que está realizando o estágio, com ajuda de seu supervisor de campo. Toda a experiência deve ser registrada em um diário para que, depois, seja mais fácil redigir o relatório final.

Elaboração do relatório de estágio

Depois das atividades de observação e de atuação prática, o estudante registra todo o processo do estágio em um relatório, com template fornecido pela Unopar. Esse documento é obrigatório e é avaliado pelo supervisor, sendo um requisito para a aprovação no módulo.

Como aproveitar ao máximo o período de estágio?

Agora que você já conhece as principais etapas do estágio de Pedagogia obrigatório, viu que essa é uma experiência muito rica para a formação do futuro pedagogo, não é? Para aproveitar ao máximo essa oportunidade de aprendizado prático, confira nossas dicas!

Programe-se para conciliar seus compromissos

Essas atividades parecem difíceis, mas não são! O programa do curso prevê o tempo necessário para a realização delas dentro e fora de campo. Porém, principalmente os alunos que têm outros compromissos precisam se planejar para conciliar estágio e trabalho, os afazeres pessoais, as demais matérias do semestre etc.

Lembre-se de que o estágio não é apenas um requisito para sua aprovação no semestre ou no curso, mas sim uma grande oportunidade de aprendizado! Por isso, tente cumprir as cargas horárias previstas e seguir atentamente as instruções para ter um ótimo aproveitamento dessa experiência.

Construa uma boa rede de contatos

Durante a realização do estágio, aproveite para começar a construir a sua rede de contatos. Estabeleça um bom relacionamento com colegas, professores, coordenadores e diretores da instituição de ensino e demonstre interesse. Assim, esses profissionais podem se tornar importantes fontes de oportunidades futuras.

Tire dúvidas e peça feedbacks

Para aproveitar ao máximo o estágio, não deixe de tirar todas as suas dúvidas no decorrer das atividades, além de solicitar feedbacks em relação à sua atuação. As observações e sugestões de pedagogos experientes são muito valiosas para a sua formação e desenvolvimento profissional.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre como é o estágio de Pedagogia? Como deu para ver, aqui na Unopar, levamos a sério a qualidade da sua formação! Por isso, mesmo na modalidade de ensino EAD, o curso traz 3 módulos de estágio curricular supervisionado, favorecendo uma experiência ampla e rica para a carreira do futuro pedagogo.

Então, inscreva-se já na Unopar e comece a sua graduação o quanto antes!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.