É possível se formar em Pedagogia em 1 ano? Leia e entenda!

mulher formada em pedagogia em escola

Você já pensou em fazer o curso de Pedagogia? Ele prepara profissionais para atuar na educação básica, como professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Com isso, é uma graduação bastante atrativa — já que a busca por Licenciaturas tem aumentado no Brasil.

Entretanto, muitas pessoas se preocupam com o tempo de duração de um curso superior. Afinal, quanto antes terminar o curso fica mais rápido entrar no mercado de trabalho e conseguir crescer na carreira, não é? Mas será que é possível se formar em Pedagogia em 1 ano? Vamos tirar essa e outras dúvidas sobre o assunto neste post. Confira!

É possível cursar Pedagogia em 1 ano?

Para começar, é importante saber que, normalmente, os cursos de menor duração são os do tipo Tecnólogo. Pedagogia é um curso de Licenciatura e, no modo normal, costuma ter duração que varia entre 3 e 4 anos.

Alguns fatores podem reduzir o tempo do curso. Por exemplo, quando o aluno se matricula em mais disciplinas, adiantando algumas dos semestres seguintes. A modalidade da graduação também pode influenciar. Na Unopar, os estudantes podem escolher entre as opções presencial ou EAD, e elas variam de duração a depender de inúmeros fatores.

Existem, ainda, alguns casos específicos nos quais é possível se formar em Pedagogia em 1 ano. Confira a seguir quais são eles.

Segunda graduação

Quem já é formado em um curso de ensino superior pode economizar muito tempo ao fazer uma nova graduação, principalmente quando se trata de uma segunda Licenciatura. Isso porque outros cursos de Licenciatura — como Matemática, História etc. — têm muitas matérias em comum com a faculdade de Pedagogia, como aquelas ligadas à Didática e à Educação Brasileira.

Logo, quem escolhe fazer a segunda graduação em Pedagogia pode sim se formar em um período de 1 ano. Ao final, a pessoa terá duas Licenciaturas e estará habilitado para dar aulas nas turmas de educação infantil, em todas as séries do ensino fundamental e também em escolas de ensino médio.

Diversos professores estão optando por também concluir Pedagogia para ampliar sua área de atuação. Assim, eles aproveitam maiores oportunidades de emprego e podem participar de concursos públicos para todos os níveis de ensino básico. E o melhor: terminando a segunda graduação em tempo recorde.

Mas não são apenas os licenciados que podem economizar tempo ao cursar Pedagogia. Também é possível pedir licença de disciplinas cursadas em outras graduações. Um exemplo de matéria muito comum a cursos variados é a de metodologia científica. Se você já é formado, provavelmente não precisará se matricular nela novamente.

Troca de curso

Quem começou um curso superior e desistiu de terminá-lo também pode se beneficiar e concluir Pedagogia em 1 ano. Mesmo sem o diploma de conclusão da graduação, é possível utilizar o histórico com as disciplinas concluídas para pedir dispensa de alguma matéria semelhante.

Desse modo, o aluno aproveita as disciplinas que já cursou ao trocar de curso. Imagine alguém que fez alguns semestres da graduação em Letras, mas percebeu que gostaria bem mais de se formar em Pedagogia? Essa pessoa pode avaliar as grades curriculares e ver como diminuir o tempo para se formar.

Retomada dos estudos

Por fim, outra forma de terminar o curso de Pedagogia em 1 ano é retomando uma faculdade que você trancou. Muitas vezes, o estudante tem certeza de que gosta do curso e da profissão, mas, infelizmente, se vê diante de problemas que o levam a sair temporariamente da graduação.

É o caso de dificuldades financeiras, por exemplo. Mas sempre é tempo de voltar no processo de trancar a faculdade. Uma vez que as dificuldades se resolvam, é viável retomar o curso de onde parou. Isso vale até mesmo se você optar por trocar de faculdade.

Na Unopar, é possível solicitar dispensa de disciplinas cursadas em outro local. Desse modo, nossos estudantes contam com a qualidade da nossa estrutura e de nosso corpo docente sem precisar refazer as disciplinas que já foram concluídas antes de matrícula atual.

Como terminar a faculdade em menos tempo?

Você viu quais são as opções para quem pretende concluir a faculdade de Pedagogia em 1 ano — ou, pelo menos, em um período menor do que os 4 anos habituais. Se o seu caso é um dos que citamos anteriormente, saiba o que precisa ser feito.

O primeiro passo, claro, é fazer o processo seletivo para a Unopar. Uma vez aprovado, você pode realizar a matrícula e tornar-se nosso aluno. Veja os detalhes que devem ser considerados para que consiga terminar a faculdade em menos tempo.

Entregar os documentos para matrícula

Quem está fazendo a segunda Licenciatura em Pedagogia ou se encaixa nos outros exemplos para concluir o curso em menos tempo deve informar isso desde a matrícula. Ao entregar seus documentos para realizar o processo de entrada na faculdade, já inicia também a solicitação de dispensa de disciplinas.

Comunique-se com a secretaria acadêmica para se informar sobre a lista de documentos necessários. Depois disso, você pode se organizar para dar entrada no pedido. Lembre-se de que será preciso mostrar documentos oficiais da faculdade onde você concluiu a sua graduação ou as disciplinas.

O histórico escolar é um dos elementos mais importantes para aproveitamento de matérias cursadas anteriormente. Afinal, a faculdade precisa saber se as disciplinas são realmente semelhantes e se o aluno teve aproveitamento satisfatório nelas. Alguns dos aspectos observados serão a carga horária e a equivalência do conteúdo programático.

Aguardar análise

Depois de entrar com o pedido de dispensa das disciplinas, entregando todos os documentos solicitados, é hora de esperar a resposta da faculdade. Esse processo precisa ser feito de maneira muito criteriosa, pois o Ministério da Educação (MEC) tem regras para o aproveitamento das matérias entre as graduações.

Depois que a equivalência nos conteúdos e na carga horária das disciplinas for avaliada, o estudante saberá se conseguiu a dispensa das matérias. Portanto, é possível calcular em quanto tempo se dará a conclusão do curso de Pedagogia a distância ou presencial.

Os alunos que contam com a dispensa de disciplinas podem conseguir concluir Pedagogia em 1 ano ou em um tempo menor que o tradicional. Lembre-se de que, mais importante do que a duração do curso, é a qualidade dele. Então, não se esqueça de escolher a melhor faculdade para concluir seus estudos!

Quer fazer sua graduação em Pedagogia em menos tempo e com alta qualidade? Entre em contato com a Unopar, agende seu vestibular e veja o que oferecemos para nossos estudantes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content