Letras — Português e Inglês: preciso ser fluente no segundo idioma?

Desconto nota do Enem

“Para cursar Letras — Inglês, preciso ser fluente na segunda língua?”. Essa é uma pergunta que muitos candidatos se fazem, pois ficam sem saber se já é preciso dominar o idioma antes de entrar na faculdade ou se vão ter a chance de aprender durante o curso.

Como muitas pessoas que consideram fazer Letras carregam essa dúvida, nós, da Unopar, preparamos este artigo para solucionar essa e outras questões sobre a graduação de Letras — Português e Inglês!

Continue a leitura e saiba mais sobre esse curso fantástico!

É preciso ser fluente em Inglês para cursar Letras?

Podemos dizer que, teoricamente, não é preciso ser fluente no segundo idioma: para entrar na faculdade, o conhecimento que você já tem (adquirido no colégio) é o suficiente. Porém, é claro que quem frequentou cursos livre de idiomas vai ter mais facilidade com as disciplinas de Língua Inglesa na graduação.

A Língua Inglesa está mais do que presente no cotidiano dos brasileiros, seja nos estrangeirismos que adotamos, seja na onipresença da cultura estadunidense, com suas músicas, séries e filmes.

Quem pretende cursar Letras e ser licenciado para essa segunda língua deve estar ciente de que é preciso ter noções básicas de pelo menos uma língua estrangeira para fazer o Enem (Inglês ou Espanhol). Então, o mínimo de vocabulário e gramática você tem que saber — tanto se quiser ir para a área de Exatas como fazer Letras.

As questões de Inglês estão presentes também nos vestibulares do país, que cobram apenas o conteúdo que você estudou durante a educação básica: saber ler textos simples e conhecer o suficiente para manter uma comunicação mínima (cumprimentar, entender os números, os nomes de dias e meses, saber solicitar informações etc.).

Sobre a graduação em Letras, aqui na Unopar, o estudante vai ver durante o curso:

  • Língua Inglesa I, II e III;
  • Literaturas de Língua Inglesa I e II.

No campo das disciplinas didático-pedagógicas, terá:

  • Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa;
  • Práticas Pedagógicas em Línguas Estrangeiras.

Também compõe a grade curricular de Licenciatura em Letras — Português e Inglês um período de estágio supervisionado específico para a segunda língua.

Vale a pena cursar essa ênfase em Letras?

São várias as possibilidades profissionais que se abrem ao entrar no curso de Letras EAD, ainda mais com ênfase em Inglês. Pense se, perto da sua casa, não existe um cursinho de idiomas? E as escolas particulares, quase todas bilíngues?

Saber falar Inglês é uma das competências mais valorizadas na carreira profissional, independentemente da área escolhida. Logo, não faltam vagas para professores desse idioma, tanto nesses cursos como na rede de educação básica.

Outra grande vantagem para quem opta pelo curso de Letras Português e, claro, por essa segunda habilitação, é ampliar as possibilidades de trabalho. Afinal, você sai do curso podendo dar aulas de Português, Literatura e Redação também.

São disciplinas da grade curricular de Letras Português, entre outras:

Tour pela prova do Enem
  • Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa;
  • Morfossintaxe da Língua Portuguesa;
  • Sociolinguística;
  • Linguística Textual;
  • Semântica;
  • Semiótica;
  • Análise do Discurso.

Toda essa formação, além das disciplinas didático-pedagógicas e dos estágios obrigatórios, prepara o aluno para ampla atuação no mercado, não só como professor de Português ou de Inglês.

Saiba que o profissional de Letras pode trabalhar também em empresas nacionais e multinacionais, agências de Marketing, sites e editoras. Dá até para empreender e abrir o próprio negócio, exercendo funções como:

  • redator;
  • revisor;
  • editor;
  • intérprete;
  • tradutor.

Quais são os pré-requisitos para fazer o curso?

Se você quiser voltar a estudar depois de um período parado, por exemplo, terá muitas disciplinas teóricas, e a leitura é fundamental. Em pouco tempo, o hábito é incorporado à sua rotina.

A pessoa que gosta da área da Educação e tem vontade de ser professor não poderia encontrar um curso melhor do que o de Letras. Afinal, essa formação da área de Linguística é perfeita para aqueles que amam ler, se entusiasmam com os mais variados gêneros textuais e são curiosos em relação à estrutura e ao funcionamento da linguagem.

O curso de Letras Inglês da Unopar conta com recursos midiáticos que ajudam o aluno a interagir e a trocar experiências com colegas, tutores e professores. É um curso dinâmico, que instiga o desenvolvimento de pesquisas.

Então, veja se você se encaixa nesse perfil!

Qual é o perfil ideal do estudante de Letras?

Vamos reforçar o que mencionamos nos tópicos anteriores: é imprescindível que o estudante de Letras, independentemente da habilitação, goste de ler. Essa é a base da graduação, e ele terá que encarar muitos livros e apostilas durante sua formação.

Além disso, ao longo da carreira, é preciso continuar estudando, seja buscando uma especialização, mestrado e doutorado, seja por conta própria, preparando suas aulas e levando novidades aos seus alunos.

O curso de Licenciatura EAD também exige essa carga elevada de leituras. Por isso, você precisa estar preparado para elas. Mesmo estudando em casa, também tem muitas atividades práticas e grupos de estudos, ok?

Para concluir, vale reforçar que a diferença entre Letras Inglês e Português não está na qualidade da formação: não existe uma melhor do que a outra. Quem opta apenas pela ênfase em Língua Portuguesa vai se dedicar mais ao estudo desse idioma e da Literatura, com disciplinas como:

  • Letramento e Alfabetização;
  • Comunicação e Educação Corporativa;
  • Literatura Comparada.

Porém, ao optar pela dupla habilitação, você tem um caminho diferenciado, pois pode atuar quanto com a língua materna quanto com a estrangeira. Também existe a opção de cursar Português e, depois, fazer as disciplinas específicas da Licenciatura em Inglês em apenas um ou dois semestres.

Em qualquer um dos casos, não precisa falar inglês fluentemente ao ingressar na graduação –– mas esse é um diferencial que pode ser alcançado ao longo do curso, combinado?

Agora é sua vez!

Gostou de saber mais sobre o curso de Letras — Português e Inglês? Esperamos que suas dúvidas tenham sido solucionadas e que você possa, agora, optar pela nossa instituição.

Inscreva-se no vestibular Unopar, faça sua prova online e comece seu curso de Letras. Além do Inglês, também temos graduação com ênfase em Espanhol!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 69

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados