O que faz um Engenheiro Elétrico na prática?

engenheiro elétrico

Desconto nota do Enem

A Engenharia não é uma das graduações mais procuradas à toa. Os profissionais encontram alta empregabilidade, prestígio e uma grande abrangência da área. É por isso que existem dezenas de opções, e cada uma delas apresenta amplas possibilidades de atuação.

Não é diferente para quem faz o curso de Engenharia Elétrica. Essa faculdade, que forma profissionais especialistas em sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, está entre as mais versáteis. Ela encontra aderência em diversos setores e segmentos da sociedade.

Sem contar os rendimentos. Imagina quanto ganha um engenheiro elétrico? A média é de cerca de R$ 7,9 mil*, podendo chegar a um teto de quase R$ 16 mil*, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para que você fique por dentro das possibilidades que essa profissão oferece, preparamos este texto. Continue a leitura e saiba o que faz um engenheiro elétrico!

Geração e distribuição elétrica

Uma das atuações clássicas do engenheiro elétrico é no setor de fornecimento de energia. Ele é o responsável por planejar, acompanhar e coordenar a implementação e o funcionamento de sistemas de geração, distribuição e armazenamento elétrico. Ele pode atuar em:

  • concessionárias de energia;
  • empresas de prestação de serviço;
  • órgãos governamentais, como servidor público;
  • usinas hidroelétricas, termoelétricas etc.

Para preparar o futuro profissional, o curso aqui da Unopar tem uma série de disciplinas voltadas para essa atuação, como Fenômeno de Transporte de Energia e Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.

Automação industrial

Outra das áreas da Engenharia Elétrica é a automação industrial. Aqui, o profissional trabalha ao lado de engenheiros de outras especialidades, como a Mecânica e a Eletrônica, para planejar, criar e instalar sistemas elétricos que permitam a automação na indústria.

O curso aqui da Unopar já está de olho nessa tendência. Por isso, o currículo do Bacharelado em Engenharia Elétrica já traz algumas matérias relacionadas com automação e planejamento de sistemas, como:

  • Controle e Automação de Processos Industriais;
  • Desenho Técnico;
  • Algoritmos e Lógicas de Programação, entre outra.

Instalação de sistemas elétricos

A criação de projetos de instalação e manutenção de redes elétricas é um dos fortes profissionais do engenheiro elétrico. Ele pode trabalhar nos mais variados tipos de sistemas construtivos, incluindo residências, estabelecimentos comerciais, prédios, hospitais, ruas, pontes e rodovias etc.

Durante o curso, o estudante tem contato com disciplinas como:

  • Sistemas Elétricos de Potência;
  • Instalações Elétricas;
  • Circuitos Elétricos;
  • Acionamentos Elétricos entre outras.

De acordo com um levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), uma das 30 profissões que estão surgindo em razão da Indústria 4.0 é a de especialista em automação predial. Essa é uma possibilidade para o engenheiro elétrico que une a instalação elétrica predial à inovação em equipamentos e sistemas.

Indústria elétrica e eletroeletrônica

Outra das atribuições do engenheiro elétrico é atuar no desenvolvimento e a manutenção de produtos elétricos e eletroeletrônicos, como máquinas, motores, geradores, equipamentos domésticos e aparelhos eletrônicos. Esse é um ramo em constante expansão, visto que esses produtos estão cada vez mais presentes nos ambientes.

Para preparar o futuro profissional, o curso da Unopar conta com matérias como:

  • Máquinas Elétricas;
  • Eletrônica e Circuito de Potência;
  • Instrumentação Eletroeletrônica etc.

Além de poder trabalhar em empresas de desenvolvimento desses produtos, essa área de atuação abre espaço para diferentes tipos de empreendedorismo: o profissional pode montar a própria empresa ou consultoria e construir sua marca. Para contribuir com essa visão empresarial, o curso também traz disciplinas como:

  • Sistemas de Gestão de Qualidade;
  • Engenharia e Profissão;
  • Administração e Economia para Engenheiros.

Telecomunicações

A área de telecomunicações também é um terreno fértil para o engenheiro elétrico, responsável por configurar, instalar, fazer testes e manutenção em sistemas de telecomunicações. Aqui, o profissional precisa lidar com redes de internet e telefonia e comunicação por satélite, por exemplo.

Tour pela prova do Enem

Para atuar nesse campo, as disciplinas vistas na graduação incluem:

  • Eletromagnetismo;
  • Compatibilidade e Interferência Eletromagnética;
  • Eletrônica Analógica;
  • Sistemas de Telecomunicações.

Nessa área de atuação, o profissional pode encontrar excelentes oportunidades em grandes empresas de telecomunicações, a começar pelas vagas de trainee em Engenharia Elétrica. Os programas duram aproximadamente 2 anos e, durante esse período, o recém-formado tem uma experiência ampla na organização.

Essa experiência é conhecida por ser bastante proveitosa e imersiva, além de proporcionar um bom salário para o engenheiro elétrico e ótimos benefícios. Após o período do programa, é comum que os profissionais já sejam encaminhados para cargos altos de liderança e gerência. Legal, não é?

Carreira acadêmica

Agora, ao se perguntar sobre o que faz um engenheiro elétrico, você provavelmente não pensou na carreira acadêmica, não é? Quando falamos de um curso de Engenharia, em geral associamos a profissão às atuações típicas do mercado de trabalho. No entanto, também dá para ser pesquisador.

A carreira acadêmica possibilita o compartilhamento e a expansão do conhecimento do cientista na Engenharia Elétrica. Ao fazer uma pós-graduação stricto sensu, isto é, mestrado e doutorado, o profissional se torna apto a dar aulas no ensino superior e a contribuir com a comunidade científica por meio de publicações e pesquisas.

Na faculdade, o estudante já tem uma pequena experiência com esse tipo de atuação, por exemplo, por meio da Metodologia Científica e da própria elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Além disso, as matérias de base da graduação da Unopar também favorecem um conhecimento mais aprofundado e que pode ser explorado na carreira acadêmica, incluindo:

  • Química Geral e Experimental;
  • Geometria Analítica e Álgebra Vetorial;
  • Física Geral e Experimental;
  • Ciência dos Materiais etc.

Desenvolvimento sustentável

Por fim, uma das possibilidades de carreira mais promissoras para a Engenharia Elétrica se relaciona com o desenvolvimento sustentável. Essa é uma preocupação definitiva nos mais diversos setores da sociedade. Por isso, profissionais aptos a criarem projetos de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento de fontes de energia renováveis encontram ótimas oportunidades.

Já durante a faculdade, o aluno tem aulas de:

  • Gestão Ambiental;
  • Eficiência Energética e Qualidade de Energia;
  • Conversão Eletromecânica de Energia.

Para quem já tem a vontade de seguir por essa área, vale a pena complementar os estudos com um Tecnólogo em Gestão Ambiental, por exemplo. Esse é um curso de nível superior mais rápido do que o Bacharelado e pode ajudar o estudante a ter uma formação aprofundada.

Para conciliar o tempo, a Engenharia EAD é uma ótima pedida, na modalidade de ensino semipresencial. Aqui na Unopar, o sistema inovador e o uso de uma plataforma de aprendizagem moderna e interativa são alguns dos fatores que tornam a educação a distância altamente efetiva e proveitosa.

Além disso, nós temos um grande diferencial para nossos estudantes: o Canal Conecta. Trata-se de um portal exclusivo de vagas de estágio e emprego, com milhares de oportunidades em empresas parceiras da Unopar. Para aproveitar, basta se matricular no curso de graduação.

Agora que você sabe o que faz um engenheiro elétrico, viu que as possibilidades de trabalho não são poucas, não é? Essa é uma profissão necessária em diversos setores, e o mercado é bastante positivo. Para aproveitar esse cenário e construir uma carreira de sucesso na área, o primeiro passo é garantir o seu diploma.

Por isso, inscreva-se já no curso de Engenharia Elétrica da Unopar e comece a sua graduação o quanto antes!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados