Metodologia Smart: o que é e como aplicar na vida profissional?

metodologia smart

Desconto nota do Enem

Certamente, você tem objetivos na vida, sejam eles quais forem. Conquistar um diploma de graduação no curso dos seus sonhos, ser um profissional reconhecido na área e obter independência financeira são alguns bons exemplos.

Para serem alcançados, esses planos pedem alguns requisitos básicos, como ser dedicado, ter disciplina e fazer uma espécie de planejando, que permita sair do ponto A ao B. E é exatamente aí que a metodologia Smart vai ajudar suas conquistas.

A diferença entre ter um sonho e conquistá-lo está no planejamento e na sua força de vontade. Dividir um objetivo em pequenas etapas facilita que você alcance aquilo que busca. É por isso que, aqui no blog da Unopar, vamos trazer várias dicas para que seus planos não se percam pelo caminho. Confira!

O que é metodologia Smart?

A metodologia Smart é um meio de definir e conquistar seus objetivos dividido em cinco partes — afinal, você precisa dar um passo de cada vez para alcançar o que busca. São elas que dão nome à metodologia Smart, ou seja, estamos falando de:

  • S, de specific ou específico, em português;
  • M, de mesurable, que quer dizer mensurável;
  • A, de attainable, ou seja, atingível;
  • R, de relevant, que quer dizer relevante;
  • T, de time based, cujo significado em português é temporal.

O legal dessa forma de conquistar seus objetivos é que você não joga tudo na conta do destino e, se não der, paciência, deixa pra lá. Trata-se de uma metodologia que o torna protagonista de cada uma das realizações, que ficam mais palpáveis e possíveis.

Quais são os seus objetivos?

O propósito da metodologia Smart é que você faça, de fato, acontecer. Ao planejar sua meta passo a passo de acordo com essa técnica, entende que não basta sonhar com algo como “quero ser rico”.

Na metodologia Smart, isso pode ser transformado em “quero acumular R$ 30 mil em dois anos”, por exemplo — o que é muito mais tangível do que simplesmente a opção de ganhar na Mega Sena, certo?

Agora, pensando um pouco no perfil profissional. Imagine que você sonhe em se tornar um servidor público. Ao usar a metodologia Smart para a sua carreira, vai ver que precisa terminar, ou começar, a faculdade de Administração Pública aqui da Unopar em um determinado tempo, correr atrás de estágios, prestar concursos, estudar um determinado número de horas por dia, dentre outros pontos.

Assim, podemos resumir que o foco das metas Smart é fazer com que você esteja cercado de todos os pontos que vão permitir a conquista do que busca, com determinação e um olhar mais apurado.

Como funciona na prática?

Agora que já explicamos o conceito geral, vamos entender como agir em relação a cada uma das letras de Smart, que comentamos no começo do artigo!

Seja específico

Aqui, o ponto principal é definir sua meta de uma forma prática e específica. Pensando em uma postura profissional, é mais simples você dizer “quero ser veterinário” do que simplesmente “quero trabalhar com Biologia ou Veterinária, ainda não decidi entre os dois”.

Tour pela prova do Enem

Além disso, vale a pena fazer algumas perguntas a si mesmo, como:

  • “por que você quer isso?”: porque tem mais afinidade ou é a profissão da família etc.;
  • “quem está envolvido?”: se é somente você ou se mais alguém pode ajudar com os custos de uma faculdade, por exemplo;
  • “quando você pretende realizar a meta?”: se em 5 anos, 10 anos e assim por diante. Isso vale até para se programar para prestar o vestibular.

Meça todo o processo

Muitas vezes, uma empresa fica estagnada no faturamento porque quer alcançar o impossível e não mede quais são suas possibilidades. Ao monitorar dados, você consegue avançar com mais certeza do caminho trilhado. Nesse ponto, podemos dar como exemplo um aumento de 20% nas vendas com um trabalho forte de marketing.

Mas voltando para nosso caso fictício de você se tornar um veterinário. Medir esse processo pode ser as horas que você estuda por dia para o Enem, as faculdades que pesquisou para estudar, os simulados que faz semanalmente, entre outros. Veja só como as metas vão ficando mais possíveis.

Garanta que é possível atingir

Se a sua meta for ficar milionário em um mês, você vai se desestimular rapidamente –– tirando um milagre, isso é bem impossível de acontecer tão rápido. Mas se quer aumentar sua renda dentro desse tempo, pode conseguir fazendo trabalhos freelancers, buscando um emprego que pague mais, entre outros.

Já no caso de ser veterinário, não é nada impossível. Você termina o ensino médio e o caminho natural é cursar uma faculdade. Se já tiver um curso superior, também pode mudar de área. Ou seja, está dentro da metodologia Smart.

Certifique-se de que é relevante

Sem relevância, pode vir uma falta de vontade de conquistar o que deseja. Por isso, o objetivo precisa mexer, de verdade, com sua motivação. Garanta que as metas estão mesmo dentro dos seus sonhos, não do que alguém quer que você faça.

Tenha um tempo para essa conquista

Se você não define um prazo, sabe o que acontece com seu sonho? Vai ficando para depois até que você o esqueça 100%. Então, supondo que esteja no último ano do ensino médio, dê a si mesmo um prazo de 7 anos para se formar. Assim, tem duas chances de mandar bem no Enem, para conseguir uma bolsa interessante no curso, mais o tempo da formação em si.

Como aplicar a metodologia Smart no trabalho?

Até aqui, falamos das metas Smart aplicadas de uma forma ampla para sua formação profissional. Mas, no dia a dia do trabalho, também é possível aplicá-la.

Por exemplo, nas empresas que trabalham com metas mensais. Estude todas elas e divida para fazer um pouco por semana, a fim de não deixar tudo para o último momento e não conseguir ter sucesso.

Já se você está em busca de um emprego, pode colocar o Canal Conecta em seu radar. Esse portal, exclusivo para alunos da Unopar, tem parceria com muitas empresas e traz vagas bem interessantes. Ele pode entrar nas metas Smart, como: uma vez por semana, verificar as novidades da plataforma.

A metodologia Smart nos estudos também é um ótimo caminho, seja pensando no vestibular ou nos compromissos da faculdade. Lembre-se: tenha metas relevantes, seja específico, meça o processo e coloque um tempo para alcançar tudo. Assim, pode conquistar o que deseja.

Aproveite para conhecer algumas opções de gerenciador de tarefas para suas conquistas pessoais e profissionais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados